Santuário de Fátima

Basilica_FatimaAparições

A 13 de Maio de 1917, 3 crianças apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, na freguesia de Fátima, Conselho de Vila Nova de Ourém, hoje diocese de Leiria-Fátima.
tres pastorzinhos
Chamavam-se Lúcia de Jesus de 10 anos, e Francisco e Jacinta Marto seus primos de 9 e 7 anos. Por volta do meio dia, depois de rezarem o terço, como habitualmente faziam, no local onde hoje se encontra a Basílica viram uma luz brilhante; julgando ser um relâmpago, decidiram ir-se embora, mas logo a seguir outro relâmpago iluminou o local e viram em cima de uma pequena azinheira (onde agora se encontra a capela das aparições), uma “Senhora mais brilhante que o sol”, de cujas mãos prendia um terço branco.
A Senhora disse aos 3 pastorinhos que era necessário rezar muito e convidou-os a voltarem à Cova da Iria durante mais 5 meses consecutivos, no dia 13 àquela hora. As crianças assim fizeram, e nos dias 13 de Junho, Julho, Setembro, e Outubro a Senhora voltou a aparecer-lhes e a falar-lhes na Cova da Iria. A 19 de Agosto, a aparição deu-se no sítio dos Valinhos, à 500 metros do lugar de Aljustrel, porque, no dia 13, as crianças tinham sido levadas pelo administrador do Conselho, para Vila Nova de Ourém.
Na última aparição, a 13 de Outubro, estando presentes cerca de 70 mil pessoas, a Senhora disse-lhes que era a Senhora do Rosário e que fizessem alí uma capela em Sua honra, e que não ofendessem mais a Deus nosso Senhor que já estava muito ofendido. Depois da aparição, todos os presentes observavam o milagre prometido ás 3 crianças em Julho e Setembro: “O sol, assemelhando-se a um disco de prata, podia fitar-se sem dificuldade e girava sobre sí mesmo como uma roda de fogo, aparecendo precipitar-se na Terra”.
Posteriormente sendo Lúcia religiosa de Santa Doroteia, Nossa Senhora apareceu-lhe novamente em Espanha a 10 de Dezembro de 1925 e 15 de Fevereiro de 1926, no Convento de Pontevedra, e, na noite de 13/14 de Junho de 1929, no Convento de Tuy, pedindo a devoção dos 5 primeiros Sábados, com a reza do terço e a meditação dos mistérios do Rosário, confessar-se e receber a sagrada comunhão, em reparação dos pecado cometidos contra o Imaculado Coração de Maria, e pediu a consagração da Rússia ao mesmo Imaculado Coração. Este pedido já Nossa Senhora enunciará a 13 de Julho de 1917, na parte que já fora revelado chamado “Segredo de Fátima”.
Em Abril e Outubro de 1916 um anjo apareceu aos 3 videntes, por duas vezes na Loca do Cabeço, e outra junto ao poço do quintal da casa de Lúcia, convidando-os à oração e à penitência.
Loca do Anjo
Desde 1917, não mais cessaram de vir à Cova de Iria milhares, e milhares de peregrinos de todo o mundo, e agora cada vez mais num montante anual de 4 milhões de peregrinos. Os restos mortais dos videntes de Fátima estão na basílica da Cova da Iria podendo ser visitados. Francisco e Jacinta Marto foram proclamados beatos pelo Papa João Paulo II, a 13 Maio do ano 2000, em Fátima.
Lugares Santos:Basílica do Rosário , construída para responder ao pedido de Nossa Senhora”Quero que façam aqui uma capela em minha honra”…..,”Sou a Senhora do Rosário”…

Fonte e Monumento ao Coração de Jesus,atribuem os fiéis numerosos milagres.Capelinha das Aparições, Construída em 1918, festa da Transfiguração, entretanto após foi dinamitada por homens ímpios na noite de 6 de Março de 1922 e logo restaurada. A coluna de Pedra onde está a imagem de Nossa Senhora, marca o lugar onde estava a azinheira, que o povo desfez em relíquias, sobre o qual apareceu a Virgem. Local de muitas aparições da mãe de Deus.
Valinhos, neste local apareceu Nossa Senhora, no dia 19 de Agosto de 1917, o monumento que ai se encontra foram os católicos húngaros, perseguidos pela fé que presentearam a Nossa Senhora, foi inaugurado a 12 de Agosto de 1956.
Via-Sacra, começa na rotunda Sul em direcção ao Calvário.
Loca do Cabeço, aqui ocorreu a visão do Santo Padre pela Jacinta, e duas aparições do Anjo aos pastorinhos, que lhes ensinou as orações de reparação ao Santíssimo Sacramento.
Casa dos pais de Lúcia, onde Lúcia nasceu e viveu sua infância, no poço da residência ocorreu a aparição do Anjo Custódio de Portugal.
Casa dos pais de Francisco e Jacinta, onde nasceram e onde morreu o Francisco,(a 4 de Abril de 1919) e também aqui ocorreu aparições de Nossa Senhora, por quatro vezes , sendo três só à Jacinta e uma à Jacinta e ao Francisco , juntos.
Igreja Paroquial, onde os videntes, rezavam e receberam o Baptismo, e onde ocorreu aparição de Nossa Senhora, a Jacinta , e lhe ensinou a rezar o terço.

LUGARES SANTOS DE FÁTIMA:

-Basílica del Rosario
-Fuente Milagrosa y Monumento al Corazón de Jesús
-Capila de las Apariciones
-Valinhos(diminutivo de Valles)
-Via-Sacra(via Crucis)
-Loca do Cabeço(escondrijo de un cerro)
-Casa de los padres de Lucía
-Casa de los Padres de Francisco y Jacinta
-Iglesia Parroquial

Basílica del Rosario, fue construída para corresponder al pedido de Nuestra Señora: ”Quiero que hagan aquí una capilla en mi honor”.
Se llama del Rosario y tiene tantos altares como misterios tiene el Rosario, ”Soy la Señora del Rosario”.
Fuente Milagrosa y Monumento al Corazón de Jesús, los fieles atribuyen numerosas y extraordinárias curas.
Capilla de las Apariciones, contruída en 1918, e dinamitada por hombres impios la noche des 6 de marzo de 1922 y luego restaurada. La columna de piedra, donde se asienta la imagen de Nuestra Señora, marca el sitio donde estaba el árbol de la encina, que el pueblo deshizo en reliquias y sobre la cual apareció la Virgen Santísima. Aqui se efectuaron cinco apariciones de la Madre de Dios y la visión del infierno.
Valinhos, en este local tuvo lugar la cuarta aparición de Nuestra Señora el dia 19 de agosto de 1917. El actual monumento, mandado construir por los Católicos Húngaros, perseguidos por su fé.
Via-Sacra, en la rotonda sur empieza el Via Crucis en dirección al Calvario.
Loca do Cabeço, aqui se dieron dos apariciones del Ángel e los pastorcitos, e la segunda visión del Santo Padre por Jacinta.
Casa de los padres de Lucía, aqui vino al mundo Lucía el 22 de marzo de 1907. El pozo del huerto se hace notable por la segunda aparición del Ángel custodio de Portugal y yambién por la primera visión del Santo Padre por Jacinta.
Casa de los Padres de Francisco y Jacinta, en esta casa nacieron los pastorcitos , aqui murió Francisco y apareció cuatro veces Nustra Señora, siendo tres a Jacinta sola, y una a Jacinta y Francisco juntos.
Iglesia Parroquial, en ella recibieron el Bautismo los tres pastorcitos. Jacinta, fue aqui favorecida en el viernes de Ascensión, con una aparición de Nuestra Señora, que le enseñó a rezar el Rosário.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s