Santarém e o Milagre Eucarístico

Igreja-São-Estevão_interiorEm Portugal, no ano de 1274 na Vila de Santarém, vivia uma mulher à qual, sofria muito com a infidelidade do marido. Como já não estava suportando mais a sua situação resolveu consultar uma bruxa, suplicando-lhe que a ajudasse. A bruxa, prometeu que resolveria as suas dificuldades, entretanto precisava que lhe trouxesse uma Hóstia consagrada. A mulher ficou hesitante, mas como não era uma católica muito praticante, acabou por resignar-se a cometer o horrível sacrilégio. Pela manhã foi a missa, na Igreja de S. Estêvão e depois de receber a Hóstia, envolveu-a discretamente no seu véu, afastando-se rapidamente da igreja, para ir ao encontro da bruxa. Entretanto a mulher se deu conta que o véu estava manchado de sangue que saia da dobra do tecido onde estava escondida a Hóstia. Confusa e perplexa , a mulher resolveu voltar para casa e escondeu o véu e a Hóstia numa arca de madeira, que tinha nos seus aposentos. Nessa mesma noite os dois esposos foram despertados por misteriosos raios de luz que saiam da arca, e iluminavam todo o aposento, como se fosse de dia.
Hostia-SantaremA mulher arrependida e confusa, acabou por contar ao marido tudo o que fizera, e os dois passaram a noite inteira de joelhos em adoração. Na manhã seguinte, foram se confessar ao Prior, o qual decidiu levar em procissão até à igreja de S. Estêvão, a Hóstia milagrosa e o véu manchado de Sangue. Nessa igreja, ”O Santíssimo Milagre” foi guardado por cem anos numa magnífica Custódia , que deixava entrever as relíquias do milagre. Depois foram depositadas numa âmbula de vidro, encaixada numa custódia de prata com uma entrada tão estreita que todos pensavam que fosse obra de algum anjo introduzir-las lá dentro. Depois disso muitos fatos prodigiosos e místicos aconteceram ao longo dos anos .
A imagem de Jesus foi vista na âmbula muitas vezes, aparecendo de diferentes modos, segundo o estado do observados e sua alma, as crianças e as pessoas mais fervorosas ja viram Jesus como um menino; a outros na coluna preso , ou flagelado, outros coroado de espinhos ou cambaleante com a cruz as costa, a outros apareceu dando conselhos e alguns viram Jesus na Cruz. Até hoje a cidade de Santarém é conhecida em Portugal como a cidade do Santíssimo Milagre, onde muitos podem ainda ver o a custódia com o Milagre Eucarístico de Santarém .

A Ermida dos Santíssimo Milagre
No local onde se situava a casa da mulher que cometeu o sacrilégio de esconder a Sagrada Partícula, existe ainda hoje uma Ermida. Foram seus fundadores, o médico Manuel dos Reis Tavares e sua esposa, no ano de 1654.
Fica a Ermida situada na Rua das Esteiras, a cerca de cinquenta passos, para sul, da Igreja de Santo Estêvão, hoje Santuário do Santíssimo Milagre. Junto ao altar, da parte da Epístola, existe uma lápide onde se pode ler: ”Desta casa onde Deus fez o Santíssimo Milagre ano 1266, a fizeram Igreja, o Licenciado Manuel dos Reis Tavares e Margarida César de Almeida, e a dotarão, e fizeram debaixo do altar dela”. O Milagre ocorreu em 1247, e a Ermida erguida em 1654, estando a data do escrito errada. Ainda hoje a Relíquia do Santíssimo Milagre está na custódia que o Padre António Francisco Caupers ofereceu à Igreja do Santíssimo Milagre em 1782. Muitos são os visitantes que passam por Santarém e elogios inflamáveis de reis, príncipes, poetas e humanistas, viajantes e artistas filhos desta terra ou visitantes do estrangeiro, que saem fortalecidos na fé de forma muito especial, o Milagre de Santarém é um avivamento, e um Dom Trinitário da presença de Deus junto de nós.

Oração do Santíssimo Milagre

Senhor nosso Deus e nosso Pai de muitos e variados modos nos fazeis conhecer os mistérios da Vossa vontade.
Na plenitude dos tempos enviastes O Vosso Filho Jesus Cristo, Sacramento de Salvação para toda a humanidade.
Pelo dom do Espírito Santo continuais a obra do Vosso amor, em lugares onde nós Vos podemos encontrar, como um amigo se encontra com outro amigo.
Por isso, Vos pedimos que no meio das dificuldades da nossa vida, guiados pela Vossa Palavra, fortalecidos com o alimento do Santíssimo Milagre da Eucaristia, saibamos discernir os sinais da Vossa Bondade, para sermos sempre testemunhas da Vossa Caridade, amando-nos uns aos outros como Vós nos mandais por Vosso Filho, e participemos com maior solicitude no mistério da Vossa vida, na fidelidade à vocação a que nos chamais. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Ámen!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s