São Luis de Montfort

grignion-de-montfort_35

S.Luis de Montfort e a Verdadeira devoção a Nossa Senhora

S. Luís Maria Grignion (1673a 1716), nascido em Montfort-la-Cane, na Bretanha, França, e que tanto marcou a espiritualidade do seu tempo. Nos nossos dias, S. Luís é não só o patrono da ”Legião de Maria”, mas também um guia para os que, como o Papa João Paulo II, querem viver, o Totus tuus com Maria, a verdadeira devoção ensinada por ele.

Também profeta, vê de longe os verdadeiros filhos e devotos de Maria, e os apóstolos dos últimos tempos, suscitados por Ela, mais dum século antes de Nossa Senhora os vir chamar em La Salette. No livro ”TRATADO DA VERDADEIRA DEVOÇÃO À SANTÍSSIMA VIRGEM”, que ele chama uma ”Preparação para o Reino de Jesus Cristo’‘, S.Luís Maria ensina  a verdadeira devoção a Nossa Senhora, que praticarão os apóstolos dos últimos tempos e todos os ”pequenos filhos” de Maria que se alistarão às suas ordens para esmagar a cabeça de Satanás e fazer triunfar Jesus Cristo.

Deste livro fez o Santo Padre João Paulo II o seu livro de cabeceira, quando se preparava para a ordenação Sacerdotal. Consagrando a Nossa Senhora segundo o método ensinado pelo Santo, foi a este livro buscar o lema de todos conhecido :TOTUS TUUS.
Este Totus Tuus significa precisamente uma doação total a Nossa Senhora e a Jesus, por Ela. De facto, S. Luís Maria declara que a entrega total a Nossa Senhora é uma perfeita consagração a Jesus , por Ela, e uma perfeita renovação das promessas do Baptismo, por intermédio de Nossa Senhora.
A esta consagração total chama S. Luís Maria ”Santa escravidão de amor”, doces laços de amor contraídos com Maria e com Jesus, por Ela. Ou seja: A prática da consagração a Maria traduz-se, segundo o santo, em fazer tudo por Maria, com Maria, em Maria, e para Maria, para mais facilmente o fazer para Jesus Cristo, dado que Maria Santíssima se encarrega da vida espiritual da alma que se lhe consagra para, em união com o Espírito Santo, ”produzir Jesus Cristo nela e Ela em Jesus Cristo”, a ”Sabedoria Encarnada”.

Para fazer a Consagração que ensina S. Luís de Montfort, a” Consagração à Sabedoria Encarnada pelas mãos de Maria”, que ele escreveu com o seu próprio punho, importa meditar bem o Tratado de Verdadeira Devoção. Três dias no ano têm indulgências plenária concedida às pessoas que rezem esta Consagração: 25 de Março- Anunciação- Mistério da Encarnação é o principal que se venera nesta devoção; 28 de Abril – dia de S. Luís de Montfort; e 8 de Dezembro- dia da Imaculada Conceição. No próprio Tratado, S. Luís Maria indica a maneira de fazer a preparação para a consagração total, nos números 227 a 233.
Transcrevemos essas passagens, com notas explicativas para a consagração a 25 de Março:
Sem TítuloPreparação para a Consagração total
Aqueles e aquelas que quiserem seguir esta devoção, primeiro empregarão pelo menos 12 dias à esvaziar-se do espírito do mundo, contrário ao de Jesus Cristo.( de 20/2 a 3/3); depois empregarão três semanas em encher-se de Jesus Cristo, por meio da Santíssima Virgem. Com exercícios espirituais a observar:

Durante a primeira semana (de 3/3 a 10/ 3), aplicarão todas as suas orações e actos de piedade a pedir o conhecimento de si mesmos e a contrição de seus pecados, e farão tudo em espírito de humildade. Para isso poderão, se quiserem, meditar no seu mau fundo (ver no livro do tratado número 78 a 89.
Pedirão a Nosso Senhor , e ao Espírito Santo que os esclareça, repetindo as palavras : ”Senhor , que eu veja”; ou ”Que eu me conheça”; ou Vinde Espírito Santo”.Rezarão todos os dias a Ladainha do Espirito Santo.
Recorrerão à Santíssima Virgem, pedindo-lhe esta graça, que deve ser o fundamento de todas as outras. Para isso dirão todos os dias o ”Ave Maris Stella” e a Ladainha de Nossa Senhora. 

Na segunda semana de 11/3 a 17/3 , aplicar-se-ão em todas as orações e obras de cada dia, a conhecer a Santíssima Virgem. Pedirão este conhecimento ao Espírito Santo, podendo ler e meditar o que sobre isto dissemos (conteúdo de praticamente todo o tratado). Rezarão, como a primeira semana, a Ladainha do Espírito Santo e o Ave Maris Stella, juntando um Rosário cada dia, ou pelo menos um Terço, por esta intenção.

Empregarão a terceira semana de 18/3 a 24/3 a conhecer Jesus Cristo. Poderão ler e meditar o que a este respeito esta escrito no  Tratado número 67 a 71 , e rezar a oração de Santo Agostinho no número do livro 67, que vem no principio, em que procuramos Deus fora enquanto Ele esta dentro de nós adormecido. Poderão dizer e repetir, com o mesmo Santo, mil vezes ao dia: ”Senhor que eu Vos conheça”, ou então: ”Senhor, fazei que eu veja quem Vós sois”. Rezarão, como nas semanas precedentes, a Ladainha do Espírito Santo e o ”Ave Maris Stella” e acrescentarão todos os dias a Ladainha  de Jesus, á do Santo nome de Jesus.

No fim dessas três semanas, confessar-se-ão e comungarão 25/3, com a intenção de se darem a Jesus Cristo na qualidade de escravos de amor, pelas mãos de Maria. E depois da comunhão, dirão a formula de consagração.

Será bom que, nesse dia, paguem algum tributo a Jesus Cristo e à Sua Mãe, quer como penitência da sua passada infidelidade às promessas do Baptismo, quer para declarar a sua dependência do domínio de Jesus e Maria. Esse tributo será, segundo a devoção, e a capacidade de cada um : um jejum, uma mortificação, uma esmola, uma vela; ainda mesmo que não dessem mais que a homenagem de um alfinete, mas de todo o coração, isso bastaria para Jesus, que só olha `boa vontade.
Uma vez por ano, pelo menos, renovarão a mesma consagração, no mesmo dia em que fizeram, observando as mesmas práticas durante três semanas.
Poderão renovar tudo o que fizeram todos os meses, e mesmo todos os dias, com estas breves palavras: ‘ ET’TUUS TOTUS EGO SUM, OMNIA MEA TUA SUNT- Eu sou todo vosso e tudo o que tenho Vos pertence”, ó meu amável Jesus , por Maria, Vossa Santa Mãe. ( O”Totus Tuus” adotado por João Paulo II). 

Sem TítuloConsagração a Jesus Cristo, A Sabedoria Encarnada, pelas Mãos de Maria; escrita por S, Luís de Montfort. 

Ó Sabedoria encarnada, amabilíssimo e adorável Jesus, Verdadeiro Deus e Verdadeiro homem, filho único do Eterno Pai e de Maria sempre Virgem!
Eu Vos adoro profundamente no seio e nos esplendores do Vosso Pai, durante a eternidade , e no seio virginal de Maria, Vossa digníssima Mãe, no tempo da Vossa Encarnação.
Dou-Vos graças por Vos terdes aniquilado a Vós mesmo, tomando a forma de um escravo para libertar-me da cruel escravidão do demónio.
Eu Vos louvo e glorifico por terdes querido submeter-Vos em tudo a Maria, Vossa santa Mãe, a fim de tornar-me, por Ela, Vosso fiel escravo.
Mais eis que, ingrato e infiel como sou, não tenho cumprido as promessas e votos que tão solenemente Vos fiz no meu baptismo; não tenho cumprido os meus deveres e não mereço ser chamado Vosso filho e nem Vosso escravo. E como nada há em mim que não mereça a Vossa repulsa e a Vossa cólera, já não ouso aproximar-me, sozinho , da Vossa santíssima e augustíssima Majestade.

Recorro, pois, à intercessão e à misericórdia de Vossa Santa Mãe que me deste para Medianeira junto de Vós; é por intermédio d’Ela que espero obter de Vós a contrição e o perdão dos meus pecados, a aquisição e a conservação da Sabedoria.

Eu Vos saúdo, pois ó Maria Imaculada, tabernáculo vivo da Divindade, onde a Sabedoria eterna escondida quer ser adorada pelos Anjos e pelos homens.

Eu Vos saúdo, ó Rainha do céu e da terra, a cujo império está sujeito tudo o que existe abaixo de Deus.

Eu Vos saúdo, ó Refugio seguro dos pecadores, cuja misericórdia a ninguém jamais faltou, Atendei aos desejos que tenho da divina Sabedoria e recebei, para isso, os votos e ofertas que a minha baixeza Vos apresenta.

1425498031Eu, N…., pecador infiel, renovo e ratifico hoje nas Vossas mãos, as promessas do meu baptismo. Renuncio para sempre a Satanás, às suas pompas e sua obras e dou-me inteiramente a Jesus Cristo, Sabedoria encarnada, para segui-lo, carregando a minha cruz todos os dias da minha Vida, e para Lhes ser mais fiel do que fui no passado.
Escolho-Vos, hoje, ó Maria, na presença de toda a corte celeste, para minha Mãe e Senhora; entrego-Vos e consagro-Vos, na qualidade de escravo, o meu corpo e a minha alma, os meus bens interiores e exteriores e até o próprio valor das minhas boas obras passadas, presentes e futuras, deixando-Vos o pleno e total direito de dispor de mim e de tudo o que me pertence, sem excepção alguma, segundo o Vosso agrado e para maior glória de Deus, no tempo e na eternidade.
Recebei, ó Virgem benigna, esta pequena oferta da minha escravidão, em união e em honra da submissão que a Sabedoria eterna quis ter na Vossa maternidade; em homenagem ao poder que ambos tendes sobre este verme e miserável pecador, e em acção de graças pelos privilégios com que a Santíssima Trindade Vos favoreceu.

Protesto que, de hoje em diante, desejo, como Vosso verdadeiro escravo, procurar a Vossa honra e obedecer-Vos em tudo.
Ó Mãe Admirável, apresentai-me ao Vosso querido Filho na qualidade de escravo eterno a fim de que, tendo-me resgatado por Vós, por Vós me receba.
Ó Mãe de misericórdia, concedei-me a graça de alcançar a verdadeira Sabedoria de Deus e de colocar-me, por isso, no número daqueles que amais, ensinais, guiais, alimentais e protegeis como vossos filhos e escravos.
Ó Virgem fiel, tornai-me em tudo um tão perfeito discípulo, imitador e escravo da Sabedoria encarnada, Jesus Cristo, Vosso Filho, que eu chegue, por Vossa intercessão e segundo o Vosso exemplo, à plenitude da Sua idade na terra e da Sua glória no Céu. Assim seja.

indulgências plenárias dessa pratica nos dias: 25 de Março- Encarnação.
28 de Abril- dia de S. Luís de Montfort.
8 de Dezembro- Imaculada Conceição.

A Santa Escravidão de Amor, ou total Consagração consiste em darmo-nos a Nossa Senhora, entregando-nos totalmente , até mesmo o valor das nossas boas acções, e nos deixarmos formar no seu Imaculado Coração.
Maria Santíssima é Aquela em que Deus fez maravilhas, foi por meio de Maria que Jesus veio ao mundo para nos salvar, e é por meio do seu coração Imaculado que o Triunfo virá acontecer neste mundo. É impossível compreendermos a extensão da graça que Deus deu a Virgem Maria. Ele é mais glorificado n’Ela do que em todos os seus Anjos e Santos. Ela é profunda em todas as suas virtudes, graças e poder que nem podemos medir e perscrutar. O conhecimento e o amor a Jesus será consequência do conhecimento e do amor que tributarmos a sua Santa Mãe.
Todos nós sabemos que Deus não depende de ninguém, mas, mesmo sendo todo poderoso, quis começar pela Virgem Santíssima a sua obra de Redenção, e sendo perfeitíssimo quer terminá-la também por meio d’Ela.
Deus é fonte de todas as graças e Maria é o reservatório. Jesus fê-la tesoureira de todos os seus bens, conquistados por sua vida e morte. O Espírito Santo comunicou a Ela todos os seus inefáveis dons escolhendo-a como dispensadora de tudo.

A urgência da vivência da Total Consagração aparece quando meditamos nos grandes santos que hão de vir, e que serão formados no Coração Imaculado da Santíssima Virgem.
Vários santos da Igreja afirmaram que ter uma verdadeira devoção para com a Mãe de Deus é sinal de Salvação. Portanto, ser devoto da Virgem Maria não é uma simples escolha, mas sim, uma necessidade imposta pelo próprio Deus. Só chega a santidade quem passa pela escola de Maria.

Nos últimos tempos o Altíssimo e a sua Santa Mãe suscitarão grandes santos, escolhidos para se oporem fortemente aos inimigos de Deus. Para que a vitória seja segura Maria Santíssima há de esclarecê-los alimentá-los, sustentá-los e guardá-los em seus combates contra os ímpios e na edificação da Verdadeira Devoção para com Ela, que será consolidada através das suas palavras e exemplos.

Jesus, nosso Salvador, deve ser o fim de todas as nossas devoções. Neste sentido temos que nos esclarecer que não podemos separar Jesus de Maria, pois, ela só quer o que Jesus quer. Sendo assim, a devoção a Maria tem a finalidade de nos unir ao Cristo e de transformar-nos n’Ele para melhor cumprir a vontade de Deus. Quanto mais estivermos com Maria, tanto mais estaremos com Jesus. Maria Santíssima nos ensina ver a vontade de Deus e cumprir-la perfeitamente e assim amá-Lo totalmente.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s