Rosário de São José

São-José-31º- Rosário
Mistérios Gososos
Anunciação do Anjo
1º Meditação: “O Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma Virgem desposada com um homem chamado José e o nome da Virgem era Maria” (Lc. 1, 26-27).

O fundamento das alegrias e dignidade de São José está nesta passagem evangélica. É o esposo daquela virgem que, segundo o profeta Isaías, conceberia o Messias ou Emanuel= Deus connosco. Maria, a Mãe do Salvador, é a mais amante das Esposas e a mais pura das Virgens.
Pai Nosso, 10x Ave Maria,Glória……

Visitação de Nossa Senhora
2º Meditação: Antes de iniciarem a vida em família, “achou-se ter Maria concebido por obra do Espírito Santo”(Mt. 1, 18).
José não compreende o mistério que se passa em Maria, que amava ternamente. Não sabe que fazer. Acusá-la perante os tribunais judeus? Abandoná-La para não A difamar? Entregar-Lhe o libelo de repúdio? Sossegou-O o Anjo do Senhor, dizendo-lhe: “José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, em tua casa. O que nEla se gerou é obra do Espírito Santo” (Mt. 1,20).
Pai Nosso, 10x Ave Maria,Glória,…..

Nascimento de Jesus
3º Meditação: “Ela dará à luz um filho e chamar-Lhe-ás – continuou o Anjo – pelo Nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados” (Mt. 1,21) .
Entremos no presépio. Que vemos? “Maria, José, e o Menino reclinado numa manjedoira” (Lc. 2,16). São José terá outra missão: ser o chefe da Sagrada Família, o protector de Maria, e o pai nutrício ou adoptivo de Jesus.
Pai Nosso, 10x Ave Maria,Glória,…….

Apresentação de Jesus no Templo e Purificação de Nossa Senhora
4º Meditação: “Concluídos os dias da purificação de Maria segundo a lei de Moisés, levaram o Menino a Jerusalém, para O apresentarem ao Senhor”(Lc. 2,22). Como primogénito, Jesus pertence a Deus, deve ser-Lhe oferecido e resgatado com um par de rolas ou dois pombinhos, a oferta dos pobres. Aparece Simeão a profetizar as glórias de Jesus. José e Maria ” estavam admirados daquelas coisas que se diziam dEle” (Lc. 2,33).
Pai Nosso, 10x Avé Maria,Glória,…….

Jesus entre os doutores
5º Meditação: Jesus ” desceu com eles (José e Maria) e veio a Nazaré e obedecia-lhes… E crescia em sabedoria, idade e graça diante de Deus e dos Homens” ( Lc. 2, 51-52). Foi grande a dor de José e de Maria durante os três dias da ausência de Jesus no Templo entre os doutores.
Maior foi a alegria quando O encontraram. Jesus voltou com eles para Nazaré e São José pôde desfrutar da Sua Presença até à morte.
Pai Nosso, 10x Ave Maria,Gloria,….

 

Mistérios dolorosos
Agonia de Jesus
1º Meditação: Andando São José preocupado sobre a conduta a tomar, ao notar que Maria esperava um filho, antes de viverem em família, só a paz interior e viu a atitude a tomar depois de lhe aparecer em sonhos, o Anjo do Senhor.” E despertando José do sono, fez como o Anjo lhe mandara, e recebeu Maria como  Sua Esposa” (Mt. 1,24). Orou, confiou, e abandonou-se aos desígnios de Deus.
Pai Nosso, 10x Ave Maria, Glória,….

Flagelação de Jesus
2ª Meditação: Os que mais amam a Jesus, com frequência, são os mais perseguidos e flagelados. Depois que os Magos visitaram o Menino Jesus, O adoraram, Lhe ofereceram os seus presentes e voltaram para as suas terras, “eis que apareceu um Anjo do Senhor em sonhos a José e lhe disse: “levanta-te, toma o Menino e Sua Mãe e foge para o Egipto, e fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o Menino para O matar” (Mt. 2,13).
Pai Nosso, 10x ave Maria, Glória,…..

Coroação de espinhos
3º Meditação: “José, levantando-se, tomou, de noite, o Menino e Sua Mãe, e retirou-se para o Egipto, e ali esteve até à morte de Herodes, para se cumprir o que dissera o Senhor pelo profeta que diz: do Egipto chamei o Meu Filho” (Mt. 2, 14-15). Obedeceu, humilde e prontamente. No Egipto, verificou os efeitos do orgulho humano: os homens, deixando o Deus verdadeiro, adoravam deuses falsos e a si mesmos.
Pai Nosso, 10x Ave Maria, Glória,…..

Jesus leva a Cruz
4º Meditação:José e Maria passaram pela dor de perder Jesus. Durante 3 dias, procuraram-nO em vão. “Quando O viram (frente aos doutores) admiraram-se. E Sua Mãe disse-Lhe: “Filho, porque fizeste assim connosco? Teu pai e Eu andávamos aflitos à Tua procura. E Ele respondeu-lhes: ” Porque me procuráveis ? Não sabieis que deveria ocupar-Me das coisas de Meu Pai? Mais  eles não entenderam (por então) as palavras que (Jesus) lhes disse” (Lc. 2, 48-50).
Pai Nosso, 10x Ave Maria,Glória,…..

Morte de Jesus
5ºMeditação: “E sendo morto Herodes, eis que o Anjo do Senhor apareceu em sonhos a José no Egipto, dizendo: “Levanta-te, toma o Menino e sua Mãe, e vai para a terra de Israel, porque morreram os que procuravam o Menino para O matar. José levantou-se, tomou o Menino e Sua Mãe, e veio para a terra de Israel. Mais, ouvindo dizer que Arquelau reinava na Judeia em lugar de seu pai Herodes, temeu ir para lá. E, avisado em sonhos, retirou-se para as partes da Galileia. E veio morar numa cidade chamada Nazaré” (Mt. 2, 19-23).
Ali viveu, fiel a Jesus e a Maria, amando a Cruz até à sua santa morte.
Pai Nosso, 10x Ave Maria,Glória,…..
Mistérios Gloriosos
Ressurreição de Jesus
1º -Meditação: Conhecedor das esperanças do povo de Israel, que ansiava pela vinda do Messias Salvador cujo “sepulcro seria glorioso” como anunciara o profeta Isaías. São José, à imitação de Maria, vivia animado pela mesma esperança e fé de que Jesus consumaria a obra da redenção dos homens, ressuscitando dos mortos. Com esta fé e esperança, São José sentiu a alegria íntima na sua alma, tanto mais que “Jesus começava a ser quase de 30 anos, filho, como se julgava, de José” (Lc. 3,23).
Pai Nosso, 10x Ave Maria, Glória,……
Ascensão de Jesus
2º- Meditação: Quando Deus confia a alguém uma sublime e nobre missão, dá-lhe os dons, graças e carismas ou qualidades necessárias, para bem a cumprir. Sublime foi a missão de São José, a quem S. Mateus chama”varão Justo”, isto é, santo, inocente, e de vida íntegra, que lhe mereceu ser glorificado por Jesus ressuscitado no dia da Sua Ascensão.
Pai Nosso, 10x Ave Maria, Glória,……

Pentecostes
3º- Meditação: A vida interior de perfeita intimidade com Deus, sob a acção dos dons do Espírito Santo, é imprescindível àqueles que têm uma missão sublime a cumprir: ser pai adoptivo de Jesus, com Quem viveu em intimidade de silêncio, trabalho e vida, na arte de carpinteiro (Mac. 6,3). São José é modelo das almas de vida interior.
Pai Nosso, 10x Ave Maria,Glória,……

Assunção de Nossa Senhora
4º- Meditação: Quando Jesus expirou “a terra tremeu e as rochas fenderam-se; as sepulturas abriram-se e muitos corpos de santos, que tinham morrido, ressuscitaram, e saindo dos sepulcros, depois da Ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos”(Mt. 27,51-52). Terá estado neste número São José? Não o sabemos. Mas, embora haja uma tradição não confirmada pela Igreja, o que é certo é que São José reina com Maria na glória do céu.
Pai Nosso, 10x Ave Maria, Glória,……
Nossa Senhora é coroada Rainha do Céu e da Terra
5º- Meditação: Maria, coroada na glória do Céu, é a Rainha e a Mãe da Igreja. São José, glorificado com Jesus e Maria, foi proclamado padroeiro oficial da Igreja Universal, advogado dos moribundos, guarda das almas virgens, modelo das almas interiores, dos pais e chefes de família.
“Exercendo fielmente a arte de carpinteiro,é exemplo admirável para todos os trabalhadores” (sagrada Liturgia). Fazei, São José, que levemos uma vida santa e digna e sempre protegida pelo vosso patrocínio.
Pai Nosso, 10x Ave Maria, Glória,……
3x Ave Maria, Salve Rainha, Ladainha de S. José.

Consagração a São José
Glorioso São José, digno de ser entre os santos com especialidade venerado, amado e invocado, pelo primor de vossas virtudes, eminência de vossa glória e poder de vossa intercessão, perante a Santíssima Trindade, perante Jesus, vosso filho adoptivo, e perante Maria, vossa castíssima Esposa, minha Mãe terníssima, tomo-vos hoje por meu advogado junto de ambos, por meu protector e pai, proponho firmemente nunca esquecer-me de Vós, honrar-vos todos os dias que Deus me conceder, e fazer quanto em mim estiver, para inspirar vossa devoção aos que estão a meu cargo. Dignai-vos vo-lo peço ó pai do meu coração, conceder-me vossa especial protecção e admitir-me entre vossos mais fervorosos servos. Em todas as minhas acções assisti-me, junto de Jesus e Maria favorecei-me, e na hora da morte não me falteis, por piedade. Amem!

 

 

 

 

Advertisements