Os Videntes de Fátima

Lucia_Dos_SantosLúcia de Jesus

A principal protagonista das aparições nasceu a 22 de Março de 1907 em Aljustrel na Paróquia de Fátima. Em 1921 ingressou no asilo de Vilar no Porto, dirigido pelas religiosas de Santa Doroteia, depois foi para Tuy, onde tomou o habito com o nome de Maria Lúcia das Dores, em 3 de Outubro de 1934 fez votos perpétuos, no dia 25 de Março de 1948 ingressou no Carmelo de Santa Teresa tomando o nome de Irmã Maria Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado. A sua especial missão consistiu em divulgar a devoção ao coração Imaculado de Maria como alma da mensagem de Fátima. Nossa Senhora Veio buscá-la no dia 13 de Fevereiro de 2005, e o seu corpo repousa na Basílica de Fátima desde o dia 19 de Fevereiro de 2006, junto com seus primos Francisco e Jacinta Martos. Lúcia era de temperamento responsavel,simples, obediente, prática e firme em suas iniciativas, tinha grande desejo de cumprir sua missão confiada pela Virgem.

beato_franciscoFrancisco Marto

Nasceu a 11 de Junho de 1908, em Aljustrel Fátima. Faleceu no dia 4 de Abril de 1919 na casa de seus pais, depois de prolongada a doença muito sensível e contemplativa, orientou a sua oração e penitência para consolar Nosso Senhor escondido no Sacrário. Francisco tinha um rosto redondo, pele um tanto morena do sol, falava pouco, era uma criança meiga e calma, mas brincava como todas as crianças.
Quando ia a escola, no caminho entrava na Igreja de Fátima e ficava diante do sacrário. Dizia que gostava de estar com Jesus escondido, para O consolar pelos pecados da humanidade. Francisco adoeceu gravemente em Dezembro de 1918. Mesmo acamado, Francisco mantinha o seu pensamento em Jesus. A 3 de Abril teve a alegria de receber a comunhão como viático, faleceu no dia a seguir, mas antes de partir para os braços de Jesus, despediu-se da Lúcia, que lhe recomendou:
-No Céu não te esqueças de pedir muito pelos pecadores, pelo Santo Padre, pela Jacinta e por mim. A 13 de Maio de 2017, o Papa Francisco, proclamou a Beata Jacinta e Beato Francisco Marto, Santos. Francisco, pelo seu testemunho de vida simplicidade e abertura de coração, que encantou toda a igreja, com a sua confiança em Jesus, e o seu desejo ardente de fazer tudo o que tivesse ao seu alcance para consolar, Jesus escondido no sacrário.

jacinta2-224x300Jacinta Marto

Nasceu em Aljustrel, no dia 11 de Março de 1910. Morreu em 20 de Fevereiro de 1920, no hospital de Dona Estefânia em Lisboa. Depois de uma longa e dolorosa doença oferecendo todos os seus sofrimentos pela conversão dos pecadores, pela paz no mundo e pelo Santo Padre.Jacinta tinha um rosto gracioso,olhos vivos e finos lábios, era alegre, esperta ,um tanto mimada, caprichosa ,mais muito afetiva e inteligente,  bondosa, cheia de compaixão pelos pecadores. Jacinta é capaz de amar os que não conhece, ela abraça a humanidade inteira com o seu amor.Jacinta aceita todo o seu sofrimento sem reclamar. Uma capacidade de sacrifício incrível, como atesta o relatório medico, Jacinta aguentou uma operação quase a sangue frio, devido a extensão da infecão a anestesia não pegou suficientemente bem. Jacinta quando sofria, em vez de se lamentar, dizia:
-Ó Jesus, é, por vosso amor, pela conversão dos pecadores, pelo Santo Padre em reparação dos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria.
Na suas confidências com sua prima Lúcia, sua maior amiga, dizia:
-Gosto tanto de dizer a Jesus que o amo! Quando o digo, parece que tenho um fogo no peito. Em Outubro de 1918, Jacinta adoeceu vítima da febre pneumónica, que também afetou Francisco. Jacinta e Francisco, beatificados pelo Papa João Paulo II, no ano 2000, afirmou: “A Igreja quer colocar sobre o candelabro estas duas condeias, Francisco e Jacinta, que Deus acendeu para iluminar a humanidade nas suas horas sombrias e inquietas”.

Em Aljustrel e Valinhos se encontram as duas casas/museu dos Pastorinhos que podem ser visitados todos os dias.

Visita Celestial
Chegando ao sopé de um pequeno monte , seus olhos infantis ficaram maravilhados com uma aparição Celestial. Senhora tão linda que não podia ser da terra, olhava-os com afecto maternal; disse-lhes :-”Não tenham medo”, Eu não vos faço mal.” As crianças estavam encantadas com a luz resplandecente que saia de sua glória Celestial. O vestido muito branco e a volta da cintura um cordão dourado. Um véu branco adornado lhe cobria a cabeça e os ombros, cindo até aos pés, segurava um rosário brilhante entre os dedos, unidos a uma cruz de prata. Depois de alguns minutos Lúcia pergunta a Senhora de onde vem? No qual Ela responde que vem do Céu!
-”Venho pedir-vos para virdes aqui durante os próximos 6 meses, no dia 13 de cada mês, a esta mesma hora. No mês de Outubro, dir-vos-ei quem Sou e o que quero”.

Estais dispostos a sacrifícios?
Nossa Senhora pede sacrifícios as crianças: -”Quereis oferecer-vos a Deus, fazendo sacrifícios e aceitando voluntariamente todos os sofrimentos que Ele desejar enviar-vos, em acto de reparação por tantos pecados, que ofendem a Sua Divina Majestade, para obter a conversão dos pecadores, e fazer reparação por todas as blasfémias e ofensas contra o Imaculado Coração de Maria?”
Respondem –”Sim queremos”.
A Senhora ficou contente e disse: ”Tereis muito que sofrer, mas a graça de Deus ajudar-vos-á e Eu darei a força necessária”. Depois disse para rezarem o terço devotadamente todos os dias para obter a paz, e subiu para o Céu.

A 13 de Junho nova aparição
Um mês depois , as crianças já acompanhadas por muitos adultos rezavam o Terço no local quando a Senhora apareceu novamente. Pediu lhes o terço diário e prometeu voltar.
A 13 de Julho, depois de muita oposição e sofrimento, com o desprezo e escárnio de muitos na aldeia , as crianças voltaram ao local da visita do Céu. Oprimida pelas provas suportadas Lúcia pergunta quem Ela era e se podia fazer um milagre para convencer os incrédulos. Diz a Senhora: ”Continuai a vir aqui no dia 13 de cada mês, e a 13 de Outubro dir-vos-ei, quem Sou e o que quero, e farei um grande milagre para que todos possam acreditar”.
Visão do Inferno
Das mãos da Senhora, foi projectado raios de Luz que penetrou as profundezas da terra. ”Nós vimos um vasto mar de fogo”, descreve Lúcia, na qual estavam mergulhados, enegrecidos e queimados, demónios e almas em forma humana como carvões transparentes. Lançados ao ar pelas chamas, caíam em todas as direcções, como num fogo imenso, sem peso ou equilíbrio, no meio de altos gritos e horríveis gemidos de dor, que nos causavam arrepios e nos faziam tremer de medo. Os demónios distinguiam-se pelas formas terríveis e repelente, de animais desconhecidos, horríveis, como carvões de fogo, negros e no entanto, transparentes”.
”Esta cena durou um instante, e temos de agradecer à Nossa Mãe Celeste que nos preparou antes, prometendo levar-nos para o Céu em Ela, senão acho que teríamos morrido de medo e de terror”.

Depois disse:”Viste o inferno, para onde vão as almas dos pecadores. Para as salvar, o Senhor quer estabelecer no mundo a devoção ao Meu Imaculado Coração.Se as pessoas fizerem o que Eu peço, muitas almas serão salvas, e haverá paz.”

Reparação e Consagração ao Imaculado Coração de Maria

”Se os meus pedidos forem atendidos , continua a Nossa Senhora: ”a Rússia converter-se-á e haverá Paz; senão, a Rússia espalhará os seus erros pelo mundo, promovendo novas guerras e perseguição à Igreja; os bons serão martirizados e o Santo Padre terá muito que sofrer; várias nações serão aniquiladas.Mas no fim, o Meu Imaculado Coração triunfará. O Santo Padre consagrar-Me-á a Rússia, que se converterá, e será dado ao mundo algum tempo de Paz. Em Portugal, conservar-se-á sempre o dogma da fé.”

13 de Outubro
Nossa Senhora promete fazer um grande milagre, este facto foi espalhado e uma multidão de pessoa repórteres e fotógrafos esperavam o acontecimento. Tanto os crentes como os incrédulos estavam a espera do milagre publico. Quando as crianças rodeadas, neste dia por uma multidão enorme, que vária estimavam cerca de 70.000 a 100.000 pessoas, foram novamente confortados pela Senhora. Lúcia pergunta:- ”Senhora, quem é vossemecê, e o que é que vossemecê me quer?.”
Nossa Senhora responde:-”Sou a Senhora do Rosário; Quero aqui, uma Capela construída em minha honra. O Terço deve ser rezado todos os dias”.
”Os homens têm de emendar as suas vidas e pedir perdão a Deus pelos seus pecados.”E com tristeza , Ela acrescentou: ”Os homens não devem ofender mais Nosso Senhor, Que já está muito ofendido”.
No momento da sua despedida Ela abriu as mãos novamente e lançou um raio de luz em direcção ao Sol. Então começou o milagre do Sol .

Descrição da visão:
As crianças vêem outro drama em três cenas junto ao Milagre do Sol; Primeiro visualizam A Sagrada Família, Nossa Senhora do Rosário vestida de branco e com um manto azul, e à esquerda, vestido de vermelho está São José com o Menino Jesus a abençoar o mundo.
A seguir aparece Nosso Senhor como homem adulto, abençoando amorosamente o mundo, e à sua esquerda Nossa Senhora como Mãe Dolorosa. E a seguir, a Mãe de Deus aparece como Nossa Senhora do Carmo, com o escapulário na mão.
O dia 13 de Outubro estava frio e triste, a chuva caia insistentemente, à medida que o numero de peregrinos se juntava ao redor do local das aparições; os jornalistas do jornal ”O Século”, uns dias antes tinham feito artigos irónicos sobre as ditas aparições, nas quais via apenas superstição e fraude.Entretanto a edição seguinte a da aparição, do Grande Milagre do Sol foi a seguinte: ”Então testemunhámos um espectáculo único e incrível para os que não estavam presentes…O sol parecia um prato de prata sem brilho… Não aquecia, nem cegava. Podia-se dizer que ocorria um eclipse. Mas, eis que se ouve um grande grito:- ”Milagre, Milagre!”
”Diante dos olhos estupefactos da multidão, cuja atitude nos leva aos tempos Bíblicos, e que , pálidos de medo e de cabeças levantadas, olham para o Céu azul-celeste, o sol treme, faz movimentos abruptos, nunca antes vistos, e fora de todas as leis cósmicas, o sol”começa a bailar” como dizem os aldeões… Agora falta apenas fazer uma coisa, que os cientistas expliquem o que aconteceu, do auge dos seus  estudos, a fantástica dança do sol, que hoje em Fátima, colheu ”Hosanas” dos corações dos fiéis; e que,como pessoas fidedignas me asseguram, impressionou os Liberais, tal como outros sem convicções religiosas, que vieram a este lugar, desde agora tão celebrado”.

 

Santuário de Fátima

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s