Nossa Senhora de Guadalupe

a_virgem_de_guadalupe_e_o_indio_juan_diego_2No ano de 1531, um índio, de cinquenta e sete anos muito pobre, subia as colinas do Tepeyac, nos arredores da Cidade do México,onde albergara em tempos distantes, um templo em honra da deusa-mãe dos Astecas;  Ele   para assistir a uma aula de catecismo. Seu nome era Juan Diego, seu nome tribal era Na-huatl, que quer dizer, Águia Cantante, recém-baptizado e cheio de fervor, abraçou a religião Católica com todo amor.
Ao chegar ao topo da montanha, Juan Diego ouviu o som de cânticos e, também, uma voz feminina que o chamava: –”Juan, Juan Dieguito”!
Surpreso, o índio dirigiu-se ao local de onde vinha a voz e ali pôde contemplar algo verdadeiramente maravilhoso!
Uma Senhora de beleza sobrenatural estava diante dele. Seu vestido irradiava uma Luz intensa e tudo ao seu redor estava transformado. Juan viu-se dominado diante de tal magnificência arrebatado pela luz radiante como o sol de meio dia. A Bela Senhora pois se à sua frente, os seus pés pisavam a lua; vestia um vestido carmim e dourado, e um manto azul enfeitado com estrelas que lhe cobria a cabeça, caindo em cascata e formando umas finas pregas sobre o seu vestido.
Juan Diego inclinou-se diante da Senhora e ouviu, encantado em sua lingua materna, as seguintes palavras:
Guadalupe– ”Juanito, o mais humilde dos meus filhos…. Eu, a Sempre Virgem Maria, Mãe do Deus Vivo e do Criador, desejo que seja construído aqui, sem demora, um templo. Assim poderei mostrar todo o meu amor, compaixão, socorro e protecção aos homens. Eu sou a vossa piedosa Mãe, tua e de todos os habitantes desta terra e de todos aqueles que Me amam, invocam e confiam em Mim. Oiço todos os seus lamentos e curo as suas misérias, aflições e dores.”

Tendo dito isso, Nossa Senhora mandou Juan Diego ir ao palácio do Bispo do México e transmitir-lhe o seu desejo de que naquele local se construísse um templo dedicado a Ela. Prometeu ainda que ficaria muito agradecida por isso e o recompensaria largamente.
O bom índio Juan Diego obedeceu. O Bispo, porém, não acreditou em suas palavras e exigiu que Juan trouxesse da Mãe de Deus um sinal da veracidade do pedido.

Juan Diego voltou muito triste e humildemente relatou à Virgem o acontecido. A Virgem consolou-o e o encorajou-o e pedindo-lhe que subisse ao alto da colina colhesse as flores que encontrasse.
Lá chegando, o índio Juan, espantou-se com magníficas rosas castelhanas em pleno florescimento. A variedade de flores que estavam, em pleno inverno naquela manhã gélida de Dezembro, naquele solo árido. Colheu-as e levou-as à bela Senhora, que fez delas um ramo. Esta enviou-o novamente ao Bispo, dizendo que lhe apresentasse aquelas flores como prova da sua aparição, e disse-lhe:”Meu querido filho, este é o sinal que eu envio ao Bispo. Diz-lhe que, com este sinal, eu solicito os seus maiores esforços para que naquele lugar seja construída a igreja que eu desejo. Não mostre estas flores a mais ninguém a não ser ao Bispo. Tu és o Embaixador em quem eu deposito a minha confiança. Desta vez, o Bispo irá acreditar em tudo o que lhe disseres”.
O índio Juan, cheio de fé, guardou as flores em sua tilma ( espécie de poncho rústico usado pelos camponeses Astecas) e caminhou em direcção ao Palácio do Bispo.
Mas, lá Juan Diego, foi humilhado pelos funcionários do Bispo, diziam eles:
_ Tu, outra vez? Não sabes que o Senhor Bispo é um homem muito ocupado?!
_ Essa história de que a Virgem te aparece, é invenção tua, não é? O que queres ganhar com isso?
_ Não estou inventando nada, não! É tudo verdade! A Senhora, minha Mãezinha, mandou-me aqui, respondeu o índio Juan Diego.
_ O que trazes aí escondido?
_ São as flores que eu colhi no cume do Tepeyac, disse Juan Diego.
_  São flores exóticas!

O funcionários estavam encantados com a história , mas o índio ainda teve de esperar muitas horas, até que, por fim, os funcionários relataram ao Bispo o caso das flores, e este, então, decidiu atendê-lo. Quando chegou diante dele, Juan Diego abriu a sua tilma e as flores caíram. Para surpresa e admiração de todos, naquela tosca veste estava estampada uma esplendorosa imagem de Nossa Senhora.

ct-san-juan-diego-guadalupeDiante de tamanho Milagre, o Bispo acreditou no índio, e pôs-se de joelhos, emocionado. Agora, acreditava verdadeiramente e levantou-se pronto a atender ao pedido feito pela Virgem Maria.
O Bispo quis que aquela estampa de Nossa Senhora fosse venerada por todos os fiéis. Primeiramente, o Bispo expôs na capela do Palácio e depois na igreja principal da cidade. Ali permaneceu até que terminasse a construção do Templo no Tepeyac, local indicado por Juan Diego.

Nossa Senhora de Guadalupe, como passou a ser chamada padroeira da América Latina pelo Papa São Pio X, em 1910. A sua festa é comemorada no dia 12 de Dezembro.
Além da história e do milagre, a imagem da Virgem de Guadalupe traz consigo aspectos fascinantes, que por si só ainda hoje intriga os cientistas de todo o mundo .

A tilma do índio Juan Diego, é feita de um tecido grosseiro que se desfaz com o tempo, cerca de no máximo 20 anos. Ora, já se passaram quase 500 anos e tudo se conserva perfeitamente como no primeiro dia do milagre.
Durante 100 anos a imagem ficou exposta na igreja e participou de inúmeras procissões sem qualquer protecção. Beijos , toques de mão, humidade e pó: nada afectou o tecido, nem a estampa.Calcula-se que, no espaço de seis anos, mais de oito milhões de Astecas tenham contemplado a imagem da Virgem de Guadalupe, e reconhecem nela a Imaculada Mãe de Deus,  porque se encontra na imagem grávida do seu Filho Divino. A divina imagem da Mãe de Deus que aparece na tilma de Juan Diego é , tanto quanto se sabe, a única imagem dela existente na Terra, exposta na Basílica que foi construída no monte de Tepayac, na Cidade do México; e anualmente é visitada por mais de sete milhões de peregrinos de todo o mundo.
Analisando as propriedades da pintura, o Dr. Richard Kuhn, Prémio Nobel de Química em 1938, não pôde descobrir se a tinta usada é de origem vegetal, animal ou mineral.
Um teste com raios infravermelhos, realizado por técnicos da NASA, em 1979, concluiu que o desenho foi feito sem esboço e com apenas uma pincelada.
Porém, a mais fascinante descoberta dos estudiosos na imagem aconteceu durante a análise dos olhos da Santíssima Virgem. Após várias ampliações da fotografia de Nossa Senhora de Guadalupe, observou-se a Miraculosa revelação da figura de um homem de barba em ambos os olhos.
NossaSenhoradeGuadalupe02Mais tarde, utilizando métodos computorizados de alta tecnologia, descobriu-se um detalhe ainda mais impressionante: Todos os personagens presentes na sala, no momento da entrega das flores, inclusive o próprio Juan Diego, estão fotografados nos olhos da Virgem Maria .
Estudos feitos por inúmeros oftalmologistas revelaram ainda que os olhos têm o brilho e luminosidade, próprios, apenas, de uma pessoa viva!
No manto verificou-se uma constelação de estrelas identificadas no próprio dia no Céu de Guadalupe. Este empolgante conjunto de descobertas, para qual na ciência não tem explicação; poderia resumir-se numa só palavra, MILAGRE. Um dos mais estupendo milagres de Nossa Senhora, uma verdadeira dádiva da Mãe de Deus aos seus amados filhos da América, a Senhora de todas as Graças a Medianeira de toda a humanidade .

Coroação
Em 12 de Outubro de 1865, a Milagrosa Imagem da Santíssima Virgem foi coroada por decreto do Santo Padre Leão XIII. Em 12 de Outubro de 1945, no cinquentenário da coroação, o Santo Padre Pio XII, em sua célebre rádio-mensagem aos mexicanos lhe conferiu o título de Imperatriz das Américas. Mais recentemente o Papa João Paulo II a nomeou como “Padroeira de toda a América e Estrela da Primeira e Nova Evangelização” (Ecclesia in America n.11)…

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s