Milagre da Casa de Loreto

Um impressionante milagre ocorrido no ano de 1291 foi o da casa da Sagrada Família que foi transportada de Nazaré na Terra Santa para a Europa pelos ares. Como se deu este acontecimento?
Após a conquista da Terra Santa por Saladino, muitas das Igrejas Cristãs ali existentes foram destruídas ou transformadas em Mesquitas. Em Nazaré a Basílica da Anunciação foi construída para abrigar a casa na qual residira a Sagrada Família, também foi demolida, mas a casa ficou intacta. E de forma inteiramente inexplicável, ela foi transportada sem os alicerces pelos ares na madrugada de 10 de Maio de 1291 para a cidade de Tersatz na Dalmácia, actualmente uma região da Croácia. mapa_do_voo_da_santa_casa
Ao amanhecer, os habitantes de Tersatz olharam admirados para aquela construção tão estranha à região e que, misteriosamente, não possuía alicerces. Dentro dela havia um altar de pedra, com uma imagem da Nossa Senhora tendo nos braços o Menino Jesus.
A graça inspirou-os a reconhecer aquela casa como sendo a morada da Sagrada Família, então relataram ao Bispo, que estava gravemente enfermo. Ele pediu então um sinal à Santíssima Virgem: se fosse curado, isto seria prova de que aquela era mesmo a casa da Sagrada Família. No dia seguinte, ficou inteiramente curado e apareceu sadio e forte, relatando aos habitantes o milagre feito pela Virgem Maria em seu favor. Então reuniram-se em comissão homens respeitáveis da cidade e foram a Nazaré, constatando com seus próprios olhos o lugar onde fora construída a casa de Maria visto apenas os alicerces!
No dia 10 de Dezembro de 1294 três anos e meio depois do seu deslocamento até Tersatz, a casa desapareceu novamente desse local onde posteriormente os habitantes construíram uma capela em memória do acontecimento.
Neste mesmo dia a casa levada pelos anjos atravessou o mar Adriático e foip13 pousar na cidade italiana de Recanati, no meio de um bosque de loureiros. Daí vem o nome de Loreto, dado à cidade que, mais tarde, foi construída neste local.
Muitos habitantes da região puderam ver, maravilhados, a casa toda iluminada voando, à noite, pelos céus da Itália.
A casa tinha pousado de forma milagrosa em Loreto, não tenha dúvida, pois o número de testemunhas era incalculável. Entretanto organizou-se novamente uma comissão de homens ilustres que foram a Tersatz a fim de verificar a questão anteriormente citada, lá chegando verificaram que a casa não mais se encontrava naquele lugar e que ela tinha desaparecido misteriosamente. A mesma comissão partiu para a cidade de Nazaré onde fez uma verificação minuciosa confirmando que os alicerces da casa da Sagrada Família coincidiam exactamente com os da casa transportada milagrosamente para Loreto. Gruta-da-Santa-Casa-Nazaré
Podemos compreender vivamente os sentimentos de Nossa Senhora pelo zelo de sua casa pois ali viveram São José, antes do nascimento de Cristo. Ali o anjo Gabriel anunciou a Maria que ela seria mãe do Messias, e foi naquele lugar que o Verbo de Deus Se fez Carne. Aquelas paredes foram testemunhas do crescimento do Menino Jesus e da maior parte de sua vida terrena. Hoje quem visita a santa casa de Loreto lê uma frase que causa emoção: “Aqui o Verbo de Deus Se fez Carne”

 

A casa da Sagrada anunciação do Anjo Gabriel, a uma humilde donzela, foi milagrosamente transportada pelos anjos, no fim do século XIII. A imperatriz Santa Helena encerrou a santa casa de Nazaré conservando intacta. A casa em todos os tempos foi santuário visitado por muitos personagens da história, assim como santos, a procura de consolações extraordinárias . Quando os muçulmanos invadiram o território, a casa ficou exposta a todas as profanações; Deus então subtraiu ao furor dos ímpios protegeu esse precioso santuário, por meio de um dos maiores prodígios que a humanidade já viu. E também atraiu, a atenção de todos os católicos sobre a dignidade deste monumento tão digno de nosso respeito e veneração.
A Santa casa de Loreto foi depois encerrada em uma magnífica igreja, começada por Paulo II e  concluída pelos seus sucessores. O Papa Leão X imaginou os magníficos relevos em mármore branco, com os quais estão cercadas as paredes da santa casa. também foi gravado caracteres em ouro a seguinte inscrição: “Casa da Mãe de Deus. Onde o Verbo se fez Carne”.
A Igreja forma uma cruz latina, cujo o centro é coroado por uma magnífica cúpula ornada de uma lanterna, que de longe pode ser vista por todos, como um farol que nos saúda. Tudo quanto no Velho e Novo Testamento se refere ao Baptismo, se acha representado ali. Quatro imagens, de lavor delicado, estão nos quatros cantos do baptistério. A primeira representa a Fé, com esta divisa: “Ela não pode ser enganada”. A segunda, a Esperança, com estas palavras: “Ela não pode ser abalada”. A terceira, a Caridade: “Ela não pode ser dividida”. A quarta, a perseverança: ” Ela não pode ser quebrada”. Eis aí os maravilhosos efeitos do Baptismo e os grandes caracteres do cristão.

A Santa casa tem 8,9 metros de comprimento por 3,8 metros de largura. As paredes não são de tijolos, mas de pedras duras de cor avermelhada, sobre as quais serpenteiam pequenos veios amarelos.Os alicerce não existem, ela descansa suavemente e milagrosamente sobre a terra nua, e até, por causa da desigualdade do terreno, de um lado não toca o chão, como se anjos a sustentasse ainda hoje.

O antigo telhado já não existe, as suas telhas foram colocadas debaixo do pavimento actual. Uma peça da viga primitiva está no nível do pavimento, onde, apesar de continuamente trilhada pelos peregrinos, não se estraga. À esquerda da Santa casa acha-se um armário, onde se conservam duas pequenas tigelas que serviam, com várias outras, para usos da Sagrada Família. São de barro cozido, de uma cor esbranquiçada, listradas de vermelho. Atrás do altar há uma pequena aparador chamada de “Il Santo camino”, por causa da antiga chaminé colocada no fundo. Nesse aparador se conservava uma terceira tigela que, por feliz acaso, escapou à espoliação francesa de 1797. Está coberta de lâminas de ouro, sobre as quais estão gravados os dois mistérios da Anunciação e da Natividade do Senhor. Se bem que o tesouro, esvaziado pelas guerras e pelas pilhagens, tenha sofrido grandes desfalques, ainda tem com que surpreender. Nele se vê multidão inumerável de corações de ouro e de prata, de estofos preciosos, cálices, pérolas, diamantes, quadros, castiçais, relógios, anéis, cruzes, estátuas, vasos, custódias, coroas, colares, rosetas, lâmpadas, e outros objectos preciosos ofertados, por reis, pontífices príncipes,e cristãos de todos os países, ao Deus feito pobre para nos salvar, e a Virgem Maria dispensadora de todos tesouros do Céu e Mãe da Igreja.

A Santa casa foi retirada milagrosamente da Palestina para impedir que caísse nas mãos dos maometanos, Jerusalém, foi sitiada pelo sultão em 5 de Abril de 1291; as atrocidade dos bárbaros em terra Santa leva o Papa Urbano II a convocar a primeira Cruzada. Após a tomada de Jerusalém por Godofredo de Bouillon, um grande santuário foi construído sobre Cripta.
O Pe. Giuseppe Santarelli, capuchinho e também historiador e arqueólogo de renome internacional, dedicou parte da sua vida para organizar, em colaboração com outros cientistas famosos, pesquisas sobre a origem da casa. Suas numerosas publicações sobre o caso fizeram história.
Naturalmente , continua Frei Giuseppe Santarelli, as investigações mais importantes foram executadas nos tempos modernos. ” A casa não tem bases  próprias, é constituída somente por três paredes, as quais, até uma altura de quase três metros, estão feitas de pedra e se sabe que na região não existem pedreiras e que todas as construções daquela época eram feitas de tijolos. É anómalo que a única porta, a original, se encontre no centro da parede larga e não da pequena, como em todas as igrejas e capelas daquele tempo e que esteja colocada ao norte, exposta a fortes e frequentes intemperes, contra todo costume de construção local.
É anómalo também que a única janela esteja colocada a oeste e, portanto, aberta a uma pequena iluminação. Prática de construção também não exercida na época.
Todavia, se comparamos com os resultados das investigações feitas em Nazaré, todas estas anomalias desaparecem. A casa de Loreto não tem bases porque estão em Nazaré, onde antes se encontrava. Tem somente três paredes porque estava apoiada em uma gruta escavada na rocha que abriga um único bloco habitacional”.
Ainda há muitos mais detalhes sobre os estudos realizados, as analises e investigações arqueológicas realizadas, quem desejar saber mais pode consultar as fontes disponível:

http:// cienciaconfirmaigreja.blogspot.com.br/2012/05/santa-casa-de-loreto-descobertas.html
http://www.gloria.tv/flash/player5.swf?video=278809&duration=2566

 

Advertisements

One thought on “Milagre da Casa de Loreto

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s