Hora Santa do Sagrado Coração

sagradoEste piedoso exercício em honra do Sagrado Coração Eucarístico de Jesus, pedido a Santa Margarida; por Jesus , nas primeiras sextas-feiras do mês,são cura para alma, para a regeneração e salvação das famílias cristãs, há grandes promessas de Jesus à  aqueles que fizerem esta reparação, vivam intensamente esta devoção, vinde, adoremos!
Bento XV introduziu as próprias palavras do Coração de Jesus sobre as primeiras sextas-feiras na Bula de Canonização de Santa Margarida; ”O Senhor Jesus dignou-se falar à sua fiel esposa nestes termos:”Na imensa misericórdia do Meu Coração prometo a todos aqueles que durante nove meses seguidos comungarem na primeira sexta-feira, a graça da penitência final; não morrerão em pecado grave contra Mim e sem receberem os Santos Sacramentos. O Meu Coração será o seu refúgio seguro nos últimos momentos”.
A devoção das primeiras sextas-feiras é pois, um exercício de piedade em plena conformidade com as leis da Igreja e altamente recomendado e aprovado pela Santa Sé.
São 3 condições necessárias: 1- A Comunhão, que deve ser feita na 1º. sexta-feira de cada mês, e não noutro dia .2- Deve fazer-se durante nove meses seguidos. Portanto, deve recomeçar-se a novena de comunhões, se na série das 9 primeiras sextas-feiras, houve uma interrupção.3- A comunhão de ser feita em estado de graça e com recta intenção.
Recompensa:”A grande Promessa dá certeza moral suficiente para afastar toda a ansiedade, quanto à nossa salvação”. Morrer em estado de graça, isto é, de se salvar. ”Quem comer deste pão, viverá eternamente .”(Jo.6:51). Se à hora da morte se encontrarem em pecado mortal, receberão pela misericórdia de Deus, os últimos sacramentos, a fim de se salvarem. O Coração de Jesus auxiliá-lo-á nos últimos momentos com graças especiais.
Todas as primeiras sexta-feiras façamos o propósito de desagravar e consolar o Coração de Jesus com orações, confissões, comunhão cada vez mais fervorosas em todas as sexta-feiras da nossa vida. Com o propósito de desagravar o seu Coração tão ofendido por tantos que não O amam, Rezemos:

Ler em Silêncio :
A minha alma está triste até a morte, pois a vinha dos meus amores só produziu os espinhos que circundam o meu coração. Tirai-mos, durante esta ”Hora Feliz”, em que o vosso Deus prisioneiro dá amor e pede amor…Vinde, filhos meus,tomai este coração, aceitai-o como penhor de ressurreição. Em troca trazei-me os vossos corações, as vossas almas, as vossas vitórias, todas as vossas penas e alegrias! Vinde, Eu perdoo todas as vossas ofensas, ingratidão e desprezo… mas dizei-me que me quereis para o Vosso Rei e que aceitais reconhecidos o dom incomparável do meu Sagrado Coração.

Reflexão, em silêncio
Não merecemos este dom: humilhe mo-nos reconhecendo a nossa indignidade…, mas, longe de o repelir, reclamemos o favor imenso que o nosso Deus nos oferece para a nossa santificação.

Hino
Sejas consolado, ó Cristo, Nosso Senhor oramos para que o Teu Sagrado Coração não tenha sido trespassado em vão para nós.

De Joelhos Todos dizem :

As almas- Oh Jesus! Vendo-Vos tão bondoso e pródigo de vossas graças, não diremos como o apóstolo: ”Senhor! Afastai-Vos de nós, porque somos miseráveis pecadores…”, pelo contrário, corremos ao encontro de Vossos desejos, ansiosos por estreitar contra o peito o Coração divino que tanto nos amou…Vinde, Jesus! Vinde repousar à sombra do nosso amor…

Dirigente- Quando os soberbos governadores das nações ultrajarem o Vosso nome e as Vossas leis…
Todos- Lembrai-Vos de que Vos pertencemos e que estamos consagrados à glória do Vosso divino Coração!
Dirigente- Quando as turbas agrupadas pelo governo e os sectários, seus sequazes, assaltarem os Vossos santuários, sedentos de sangue..

Todos- Lembrai-Vos de que Vos pertencemos e que estamos consagrados à glória do Vosso Divino Coração!
Dirigente- Quando gemer a Vossa Igreja sob os grilhões e as cadeias com que os poderosos e os pretensos sábios querem entravar os seus progressos e inutilizar os seus esforços…
Todos- Lembrai-Vos de que Vos pertencemos e que estamos consagrados à glória do Vosso Divino Coração!
Dirigente- Quando tantos bons e virtuosos medirem com avareza os sacrifícios e as boas obras, mostrando-se mesquinhos para convosco, quando tão pródigos para o mundo…
Todos– Lembrai-Vos de que Vos pertencemos e que estamos consagrados à glória do Vosso Divino Coração!
Dirigente-Quando Vos oprimir a deslealdade das almas escolhidas que deveriam esquecer as coisas da terra para serem inteiramente Vossas… então, mais do que nunca, nessa hora de suprema desolação…
Todos- Lembrai-Vos de que Vos pertencemos e que estamos consagrados à glória do Vosso Divino Coração!

Ler em silêncio:
Jesus – Todo o meu desejo, amados filhos, é dar a minha vida! Dei-a, derramando o meu Sangue até a última gota…Dei-a, oferecendo o meu Coração com todo os seus tesouros… Dou-a, todos os dias, na minha Eucaristia, em que me entrego todo inteiro, para vos fazer participantes da minha própria vida…Assim o quero porque precisais de mim nas vossas debilidades de consciência, na fraqueza dos vossos propósitos, na inconstância do vosso amor… Vinde! Eu sou a luz e a fortaleza!

Reflexão, em silêncio;

Se sentimos remorsos de alguma culpa grave, infidelidade ou falta de generosidade no cumprimento de nossos deveres cristãos, se temos magoado o nosso  adorável Salvador, recusando-lhe algum sacrifício que nós exige, peçamos perdão a Jesus, fazendo um propósito sincero e enérgico para o futuro.

Hino 
Acalma o ardor de Vossa ira, ó Senhor nos arrependemos de ter pecado contra Ti não tornaremos a pecar.

De Joelhos Todos:
As almas- Divino Mestre e Salvador nosso, cheio de confusão nos prostramos em Vossa presença e, detendo a vista sobre o Tabernáculo solitário, onde estais prisioneiro por nosso amor, sentimos oprimido o Coração pelo abandono e desprezo em que Vos deixam os próprios cristãos, as almas Vossas prediletas, e mesmo as que se consagram ao Vosso serviço!…
Já que com tanta condescendência permitis que durante esta ”Hora” os que aqui se acham misturem suas lágrimas com as Vossas… nós Vos louvamos, Jesus, por aqueles que Vos maldizem, rezamos por aqueles que Vos esquecem, choramos por aqueles que Vos ofendem e Vos adoramos por aqueles que Vos abandonaram… Aceitai, ó Senhor, o clamor da expiação que um sincero pesar arranca de nossas almas angustiadas.

Dirigente- Pelos nossos pecados, pelos pecados de nossos parentes, amigos e inimigos.
Todos- Perdão! Perdão!, ó Divino Coração!
Dirigente- Pelas infidelidades e sacrilégios.
Todos– Perdão! Perdão. ó Divino Coração!
Dirigente- Pelas blasfêmias e profanação dos dias Santos.
Todos- Perdão! Perdão, ó Divino Coração!
Dirigente-Pelas libertinagens e escândalos publico

Todos- Perdão! Perdão, ó Divino Coração!
Dirigente- Pela falta de modéstia no trajar.
Todos – Perdão! Perdão, ó Divino Coração!
Dirigente-Pelos corruptor da infância e da juventude.
Todos- Perdão! Perdão, ó Divino Coração!
Dirigentes- Pela sistemática desobediência à Santa Igreja.
Todos-Perdão! Perdão, ó Divino Coração!
Dirigente-Pelos crimes do lar cristão, pelas faltas dos pais e dos filhos.
Todos- Perdão! Perdão, ó Divino Coração!

Dirigente-Pelos perturbadores da ordem pública , social e cristã.
Todos – Perdão! Perdão, ó Divino Coração!
Dirigente- Pela covardia dos que devem defender a nossa religião.
Todos- Perdão! Perdão, ó Divino Coração!
Dirigente- Pelo abuso dos Santos Sacramentos.
Todos- Perdão! Perdão, ó Divino Coração!
Dirigente-Pelos ataques da imprensa ímpia e maquinação das seitas secretas.
Todos –Perdão! Perdão, ó Divino Coração!
Dirigentes- E sobretudo pelos bons que vacilam, por aqueles que resistem às inspirações da Vossa Divina e sapientíssima graça.
Todos –Perdão! Perdão, ó Divino Coração!

Ler em silêncio:
Jesus- Almas queridas… olhai para minha fronte marcada com a sentença de morte depois da ignomínia de ser tratado como louco!…Considerai estes mistérios de dor e caridade que se perpetuam no Santíssimo Sacramento do Altar… O meu amor é infinito e o vosso tem sido tão mesquinho! Vede as minhas mãos atadas por aqueles que pedem uma vergonhosa liberdade… Outros, nas horas de licença e de pecado, forjam minhas cadeias, os pregos que me prenderam na Cruz… Olhai para esse manto branco de insensato e pensai nessa multidão que me abandona pelo respeito humano ”porque o mundo condena como louco aqueles que me seguem de perto…”. Oh! Os sábios se envergonham de mim, os grandes me desprezam, os que são felizes me esquecem, para os que governam sou um réu, os que querem gozar a vida fazem de mim um verdugo…Porém, para todos, desde que chorem seus pecados, sou o Pai, o amigo, o redentor!

Reflexão em silêncio

Em reparação das ofensas que recebe Jesus na Sagrada Eucaristia, ofereçamos em particular as preces desta hora para a glória do Santíssimo Sacramento do Altar, para o triunfo da Santa Mãe, a Igreja, e extinção das forças e ideologias que espalham em toda a parte a impiedosa corrupção e a desordem.

Hino 
Coração Agonizante de Jesus;
Que sofreste e expiaste por nós;
Faça-se a Vossa vontade na terra.

Todos- de Joelhos

Oh! Amantíssimo Jesus, um título que nos alenta em nossos desfalecimentos é este de ”vítima”, que quisestes ser pelos pecadores…Sois a ”Salvação” dos que esperam em Vós! Sois a ”Esperança” dos que em Vós descansam!
Nesta ”Hóstia Sacrossanta” permaneceis desconhecido e esquecido há tantos séculos, renovando a todas as horas do dia e da noite o Sacrifício do Calvário… e a voz do Vosso Sangue precioso clama em favor de nossas almas miseráveis… Entretanto, sois quase um estranho no meio de vossos filhos… e os desprezo e ultrajes dos ímpios não Vos ferem tanto como a desatenção, a frieza e a indiferença dos bons!…Nós nos sentimos felizes, Senhor, de poder velar uma hora convosco do cálice que vos oferece a ingratidão dos homens…Não olheis, Senhor, a nossa indignidade, mas considerai somente a boa vontade que nos trouxe a Vossos pés…Concedei-nos a graça de muito vos amar e de fazer-Vos muito amado.
Reinai em todos os corações, ó Jesus Sacramentado!

Dirigente-Por meio deste Pão Consagrado, consolo para os aflitos…
Todos-Reinai em todos os corações, ó Jesus Sacramentado!
Dirigente-Por meio deste Pão Consagrado, defensor da inocência e da virtude…
Todos-Reinai em todos os corações, ó Jesus Sacramentado!
Dirigente-Por meio deste Pão Consagrado, conforto e auxílio para todos os miseráveis e desamparados…
Todos- Reinai em todos os corações, ó Jesus Sacramentado!
Dirigente-Por meio deste Pão Consagrado, laço de união entre pais e filhos…
Todos- Reinai em todos os corações, ó Jesus Sacramentado!
Dirigente-Por meio deste Pão Consagrado, fogo abrasador de amor e zelo para aqueles que consagram sua vida no sacerdócio…
Todos-Reinai em todos os corações, ó Jesus Sacramentado!
Dirigente-Por meio deste Pão Consagrado, Pentecostes de caridade para o vosso vigário na terra, para o  episcopado, para o clero e para a Vossa Igreja…
Todos-Reinai em todos os corações, ó Jesus Sacramentado!

Oh! Sim, Mestre adorado! Fazei baixar o fogo do céu que purifique e salve milhares de infelizes que vivem sem o Vosso amor, preferindo loucamente os bens terrestres e os gozos materiais!…
Ó Jesus! O mundo Vos despreza e procura repelir-Vos… E o que faria o mundo sem Vós! Deixai-Vos ficar, Prisioneiro Divino, fechado nestes sacrários, onde prometestes permanecer até a consumação dos séculos!
São muitos os que maldizem o Vosso nome, negam o Vosso Santo Evangelho…, mas são também muitos os que Vos amam, os que Vos querem sempre a seu lado, nas alegrias e nas horas tristes. Estes mesmos que Vos expulsam de seus corações, de seus lares, de suas pátrias, virá o dia em que hão de reconhecer que só Vós dissestes a ”Verdade”, só Vós ensinastes a ”justiça”, só Vós prodigalizastes a verdadeira”Caridade’‘!
E, por isso, em nome desses ingratos, nós Vos pedimos perdão:”Misericórdia para eles, ó Sagrado Coração!”

Dirigente- São tantos os que despendem dinheiro e juventude nas dissipações mundanas ou prazeres que Vos ofendem!…
Todos –Misericórdia para eles, ó Sagrado Coração!
Dirigente-São tantos os que lucram tolerando os pecados públicos, que traficam na profanação das consciências e dos sentidos!…
Todos-Misericórdia para eles, ó Sagrado Coração!
Dirigente-São tantos os pervertedores das almas, que pelos jornais e pelos livros enriquecem, pervertendo seus irmãos!…
Todos-Misericórdia para eles, ó Sagrado Coração!
Dirigente-São tantos os que exercem a deplorável profissão de excitar vícios e paixões, por meio de espectáculos onde tudo é permitido!…
Todos-Misericórdia para eles, ó Sagrado Coração!
Dirigente-São tantos os que, relaxando o seu critério de cristãos, não querem ver mal nenhum no atropelo em que são frustrados os Vossos mandamentos!…
Todos- Misericórdia para eles, ó Sagrado Coração!
Dirigente-São tantos aqueles que, pelos seus encargos de posição, deveriam evitar gravíssimas ofensas e não o fazem por respeito humano ou por uma condescendência culposa!…
Todos-Misericórdia para eles, ó Sagrado Coração!

Reflexão em silêncio:

Peçamos perdão a Deus pelos pecados públicos e sociais, com que os homens o ofendem no mundo inteiro, e tomemos a resolução de apoiar todas as iniciativas para a regeneração da família e sociedade.

Hino
Jesus, presente na Sagrada Eucaristia pedimos perdão por todos os pecados cometido contra Ti.

Todos de joelho

Dulcíssimo Jesus, tende piedade dos que padecem a mortal angústia do isolamento e do abandono!…
Quantas vezes, Mestre adorado, depois de pregardes as maravilhas do Vosso amor, depois de fazerdes prodígios em favor da multidão assombrada, vistes que os homens se afastavam receosos, ou partiam indiferentes, deixando-Vos como neste Sacrário, sozinho, abandonado, sem outra testemunhas de Vossas dores e de Vosso amor senão os anjos do Céu!… O Vosso Coração experimentava então as mesmas penas e amarguras que esses deserdados do amor, órfãos de afeição tão delicada, errantes nas trevas da noite, sem um lume que lhes aqueça o lar!…E no fundo dessas almas surgem os mesmos transes da agonia que sofrestes na horrível noite da Quinta-feira Santa…Temores, repugnâncias, desfalecimento assaltam-nas cada vez com mais furor.
E por fim, se não acudis, Vós, ó amigo das almas que sofrem, elas, desesperadas, chamarão talvez a morte, como libertadora, ainda que as leve para a eterna desgraça!…

Dirigente- Apressai-Vos, Senhor!…Socorrei essas almas e dai-nos a todos refúgio e companhia em Vosso amável Coração!…
Todos-Dai-nos refugio e companhia em Vosso amável Coração!…
Dirigente-Se algum dia nos mandardes tristeza e provação, permitindo que os nossos nos abandonem!…
Todos-Dai-nos refugio e companhia em Vosso amável Coração!…
Dirigente-Se as moléstias e a morte nos trouxerem o isolamento, quebrando laços que pareciam imperecíveis!…
Todos-Dai-nos refugio e companhia em Vosso amável Coração!…
Dirigente-Se algum dia nos visitar a pobreza, afugentando os amigos que não se sentem bem com ela!…
Todos-Dai-nos refúgio e companhia em Vosso amável Coração!…
Dirigente-Se tivermos a desgraça de uma desinteligência com os próprios irmãos!…
Todos-Dai-nos refúgio e companhia em Vosso amável Coração!…
Dirigente-Se formos flagelados pela injustiça dos homens não Vos aparteis de nosso lado!…

Todos- Dai-nos refúgio e companhia em Vosso amável Coração!…
Dirigente- Se até aqueles a quem muito amamos nos deixarem, ó Jesus…nossa hora de cruel ingratidão!
Todos- Dai-nos refúgio e companhia em Vosso amável Coração!…
Dirigente-Se aqueles que nos pediram afecto, dedicação e sacrifícios, hoje riem-se de nós e nos odeiam, perdoai-lhes e desculpai as nossas queixas!…
Todos- Dai-nos refúgio e companhia em Vosso amável Coração!…
Dirigente-Se a calúnia e as humilhações salpicarem de lama a nossa fronte, compadecei-Vos de nossas almas dilaceradas!…
Todos-Dai-nos refúgio e companhia em Vosso amável Coração!…
Dirigente-E, se para nós chegarem aquelas horas de mortal silêncio, em que a alma se ache só, inteiramente só, submergida no vácuo do esquecimento e da cruel indiferença!…
Todos-Dai-nos refúgio e companhia em Vosso amável Coração!…

Reflexão em silêncio.
Consideremos a solidão da agonia de Jesus no Horto, prolongada em todos os Sacrários da Terra, e tomemos a resolução de visitá-lo muitas vezes em reparação da ingratidão dos homens.

Hino
Jesus Crucificado, as gotas de Sangue que verteste foram todas contadas.

Todos de Joelhos:
Ó Jesus! Vós sabeis quanto Vos amamos! Queremos amar-Vos muito mais atendendo às solicitações do Vosso Coração adorável que pede o nosso amor para fazer-nos venturosos. Sendo, por´´em, tão grande a nossa pobreza, deixa-Vos oferecer-Vos nossos corações pelas mãos de Maria, Vossa Mãe Santíssima, que suprirá a nossa miséria com os seus merecimentos. Ámen.

Orações ao Sagrado Coração de Jesus

Dulcíssimo Coração de Jesus, eis-nos reunidos ao pé do vosso altar, a fim de Vos testemunharmos os nossos sentimentos de amor, reconhecimento e dedicação.
Possuídos de santa alegria, nós Vos bendizemos e louvamos pela abundância imensa de graças, virtudes e dons, que o Espírito Santo, com efusão, derramou em Vós.
A Vós, Coração sacrossanto, consagramos todos os dias deste mês e em particular o dia de hoje.
Escolhemos-Vos, hoje e para sempre, como centro e rei dos nossos corações, a quem só queremos amar, honrar e servir.
Ao vosso Coração entregamos todas as nossas esperanças e consolações, todas as nossas aflições, necessidades e misérias.
A Vós entregamos todas a nossa vida, e principalmente a hora da nossa morte.Fazei com que sejamos e permaneçamos sempre vossos filhos amantes e fiéis.
Também Vos recomendamos, ó Coração amoroso, a vossa Igreja, o Santo Padre…, o nosso (bispo, arcebispo, cardeal), todos os sacerdotes, benfeitores, amigos e inimigos, todos os aflitos e atribulados, e, enfim, as benditas almas do Purgatório.
Unimos estas nossas homenagens e súplicas aos afectos de adoração e amor, de que sempre está abrasado para convosco o Coração puríssimo da vossa Mãe bendita, e que incessantemente Vos tributam os Anjos e Santos na mansão celeste e com que Vos honram e agradecem os vossos servos e servas fiéis aqui na Terra.

E quantas vezes palpitar o nosso pobre coração, tantas vezes queremos renovar estes nossos oferecimentos de amor e gratidão, querendo prestar-Vos assim um acto de reparação e desagravo pela frieza, indiferença e tibieza de grande parte da humanidade.

Queira o Vosso Coração, todo cheio de amor e bondade, lançar um olhar propício sobre as ovelhas desgarradas, os pobres pecadores. Dai-lhes luz e força para conhecerem e se levantarem do estado lastimoso do pecado. Enchei-os do santo temor de Deus, a fim de que, contrito e compenetrados da gravidade do pecado, se convertam e voltem à casa paterna do vosso amantíssimo Coração.

As mesmas súplicas também Vos dirigimos pela conversão dos infiéis e de todos os que estão fora do vosso aprisco, a fim de que haja um só rebanho e um só Pastor.
Trindade Santíssima, ofereço-Vos o Sagrado Coração de Jesus, nosso divino Salvador, com toda a abundância de graças e virtudes, de que Ele é a fonte inesgotável; nós Vo-lo apresentamos, assim como o mesmo Coração divino de Vos oferece, a cada momento, e principalmente na hora da Santa Missa.
Atendei, Trindade Santíssima, à voz do Coração predilecto de Jesus, em que pusestes todas as vossas complacências, e tende piedade do vosso povo. Assim seja.

Jesus, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao vosso!

obs: Pode se fazer a Reparação aos Sagrados Corações de Jesus e Maria.

Advertisements