A Santa Missa

Sem TítuloÉ o maior acto, mais sublime e mais santo, e se celebra todos os dias na terra. Não existe nada mais sublime no mundo que Jesus Cristo, e nada mais sublime em Jesus Cristo que  o seu Santo Sacrificio sobre o Calvário; e este mesmo Sacrificio se perpetua no mundo actual em cada Missa.

  • O Calvário foi o primeiro altar, depois, cada altar da Missa se converte em Calvário.
  • A cruz não valeu mais que o que vale a Missa.
  • Missa, Ceia, Cruz são o mesmo Sacrificio.

Embora não haja no mundo língua que possa expressar a grandeza e valor da Santa Missa, alguns testemunhos nos ajudarão a vislumbrar tão inefável mistério:

“Mais merece aquele que devotamente ouve uma Missa na graça de Deus, que se desse todos os seus bens para sustento dos pobres” (São Bernardo);

“Ouvir Missa em vida ou dar esmola para que se celebre, se aproveita muito mais que deixá-la para depois da morte” (São Anselmo);

“Mais se aproveita para a remissão da culpa e da pena, ou seja, para a remissão dos pecados, ouvir uma Missa que todas as orações do mundo” (Eugenio III, Papa);

“Com a Missa se tributa a Deus mais honra que o que podem tributar-lhe todos os anjos e santos no céu, visto que o de estes é uma honra de criaturas, mas na Missa se Lhe oferece o seu mesmo Filho, Jesus Cristo, Que lhe tributa uma honra infinita” (São Afonso Mª de Ligorio);

Com a assistência da Missa, rendes a maior homenagem à Humanidade santíssima do Nosso Senhor Jesus Cristo. Durante a Missa, te ajoelhas no meio de uma multidão de anjos que assistem, invisivéis, ao Santo Sacrificio com suma reverência.

Na hora da morte, a tua maior consolação serão as missas que ouviste durante a tua vida. Cada missa te acompanhará ao Tribunal divino e advogará para que alcances o perdão.

Com cada missa podes diminuir o castigo temporal que deves pelos teus pecados, na proprocção ao fervor com que a oiças. Com cada missa aumentas o teu grau de glória no céu. Nela recebes a bendição do Sacerdote, que Deus ratifica no céu.

Santa Teresa suplicava um dia ao Senhor que lhe indicara como Lhe poderia pagar todas as mercês que lhe havia dispensado, e lhe respondeu que OUVINDO UMA MISSA.

“Todas as boas obras do mundo reunidas não equivalem ao Santo Sacrificio da Missa, porque são obras de homens, enquanto que a Missa é obra de Deus. Na Missa, é o mesmo Jesus Cristo Deus e Homem Verdadeiro Quem se oferece ao Pai para remissão dos pecados de todos os homens, e ao mesmo tempo Lhe rende uma honra infinita” (Santo Cura de Ars).

Sim, a verdade é que Cristo Se oferece ao Pai Eterno todos os dias na Santa Missa pela salvação dos homens, vamos deixá-lo sozinho?

Procuremos uma meia hora diária para nos unirmos a Jesus na Santa Missa:

  • Para adorar ao Pai e dar-lhe a gloria que se merece;
  • Para dar-lhe graças por tantos favores recebidos;
  • Para desagravar-lhe por tantos pecados, dar-lhe plena satisfação por eles e implorar graça e misericórdia por todos os homens;
  • Em fim, para nos abrirmos aos frutos da Paixão de Cristo.

Tu, que disfrutas tanto fazendo o bem, vais deixar passar diariamente a ocasião de te unir à maior obra que se realiza na Terra pelo mesmo Cristo?

Lê, pensa e medita muitas vezes este convite do Senhor; e tem presente sempre que… AMOR COM AMOR SE PAGA.

Mais do que palavras; os sinais e significados das genuflexões, do celebrante.

”Entraram na casa, viram o Menino com Maria, sua Mãe, e, prostrando-se diante d’Ele, adoraram-n’O”. A propósito da atitude dos Magos diante de Deus Menino, transcrevemos este artigo do Pe. Nicola Bux( Professor de Liturgia e consultor da Congregação da Doutrina da Fé).

1- A fé na presença do Senhor, e em particular na sua presença Eucarística, é expressa de forma exemplar pelo sacerdote, quando ele se ajoelha com profunda reverência durante a Santa Missa ou antes da Comunhão Eucarística.
Na liturgia pós-conciliar estes actos de devoção foram reduzidas ao mínimo em nome da sobriedade. O resultado é que as genuflexões se tornaram uma raridade, ou um gesto superficial. Nós tornamos-nos mesquinhos com os nossos gestos de reverência diante do Senhor, embora, muitas vezes, elogiemos os judeus e Muçulmanos pelo seu fervor e maneira de rezar.
Mais do que palavras, uma genuflexão manifesta a humildade do sacerdote, que se reconhece apenas como um ministro, e também a sua dignidade, dado ser capaz de tornar presente o Senhor no sacramento. No entanto, há outros sinais de devoção.
Quando o sacerdote estende as mãos em oração, ele indica a súplica do pobre e humilde. A Instrução Geral do Missal Romano (IGMR) estabelece que o sacerdote ”quando celebra a Eucaristia, deve servir a Deus e ao povo com dignidade e humildade, e pelo seu porte e pela maneira como diz as palavras divinas deve transmitir aos fiéis a presença viva de Cristo”(n. 93). Uma atitude de humildade está em consonância com o próprio Cristo, manso e humilde de coração. Ele deve crescer e eu diminuir.

2- Ao caminhar para o altar, o sacerdote deve ser humilde, sem ostentação, sem ceder em olhar para a direita e para a esquerda, como se buscasse aplausos. Em vez disso, deve olhar para Jesus Cristo crucificado está presente no altar, diante do qual o sacerdote deve inclinar-se. O mesmo é feito diante das imagens sagradas exibidas na abside ou aos lados do altar, a Virgem, o santo titular, os outros santos.
Segue-se o beijo reverente do altar e eventualmente o incenso, o sinal da cruz e a sóbria saudação dos fiéis.
Após a saudação é o acto penitencial, a ser realizado sentidamente, com os olhos baixos. Na forma extraordinária, os fiéis ajoelham-se, imitando o publica-no que agradou ao Senhor.

3- O celebrante não deve levantar a sua voz, e deve manter um tom claro para a homilia, mas a voz deve ser submissa e suplicante na oração, solene quando cantada. ”Nos textos que deverão ser ditos em voz alta e clara, quer pelo sacerdote quer pelo diácono, ou pelo leitor, ou por todos, o tom de voz deve corresponder ao género do próprio texto, ou seja dependendo se se trata de uma leitura, uma oração um comentário, uma aclamação, ou de um texto cantado; o tom também deve ser adaptado à forma de celebração e à solenidade da reunião”(IGMR, N. 38).

4- O sacerdote tocará os dons sagrados com admiração, e purificará os vasos sagrados com alma e atenção, em consonância com o exemplo de tantos santos e sacerdotes anteriores a ele. Ele baixará a cabeça sobre o pão e o cálice aquando da pronunciação das palavras de consagração e na invocação do Espírito Santo(epiclese). Levantará separadamente a Hóstia e o Cálice, fixando o seu olhar sobre eles em adoração e, baixá-los-á em meditação. Ajoelhar-se-á duas vezes em adoração solene. Continuará com recolhimento e em tom de oração desde a anamnese à doxologia, levantando-os dons sagrados em oferta ao Pai.

5- Após a comunhão, o silêncio de acção de graças pode ser feito de pé, melhor do que sentado, em sinal de respeito, ou de joelhos, se for possível, como fazia João Paulo II até ao final, quando celebrava na sua capela particular, com a cabeça abaixada e as mãos unidas. Pedia que o dom recebido por ele fosse um remédio para a vida eterna, como fórmula que acompanha a purificação dos vasos sagrados; muitos fiéis fazem-no e são  um exemplo.
Não deverão a patena e o cálice (vasos que são sagrados por causa do que contêm) serem cobertos ”louvavelmente”(IGMR, n.118; cf.183) , em sinal de respeito- e também por razões de higiene- como as Igrejas Orientais fazem?

6- O sacerdote, após a saudação e bênção final, subindo ao altar para beijá-lo, voltará a levantar os olhos para o crucifixo e fará uma inclinação diante do altar e uma genuflexão diante do tabernáculo.
Então voltará para a sacristia, recolhido, sem dissipar com olhares e palavras a graça do mistério celebrado.
Desta forma os fiéis irão ser ajudados a compreender os sinais sagrados da liturgia, que é algo sério, em que tudo tem um significado para o encontro com o mistério de Deus.( www. zenit. org/article)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s