Orações de união e perdão

Sem TítuloLogo que o sol despontar no horizonte, saúde-o com um pensamento de louvor ao Pai Criador, levantando-se também e iniciando seu trabalho quotidiano, oferecendo o seu dia a Deus.Mantenha também uma mente sadia e equilibrada, com o firme desejo de ajudar a todos e a cumprir com perfeição todas as suas obrigações, como se o seu patrão fosse o próprio Jesus. E com certeza, poderá no fim do dia, deitar-se, com a consciência feliz, por haver cumprido seu dever.

Agradeça sempre a Deus pelas graças recebidas a cada dia, pela manhã. Podemos enumerar as bênçãos e dádivas que recebemos do Senhor, até este dia. Temos de manifestar a nossa gratidão ao Senhor sempre, mesmo nos momentos de maior dificuldade. Afinal, quantas coisas, boas ou menos boas, que aconteceram e que lhe deram mais experiência. Ao deitar-se , ao levantar-se mesmo muito cansado, observe, quantas alegrias e tristezas, dor e amor se pode viver, aprender e amar, partilhar.Foi tudo uma grande dádiva. A vida é essencialmente, graça. Somos o oceano das graças de Deus e da vida, como instrumento das misericórdias em acção.

A Igreja agradece continuamente a Deus, particularmente quando celebra a Eucaristia. Louva e agradece a Deus a criação e salvação. A Santa Missa é chamada também ”Eucaristia”, ou seja ”Acção de graças”. Quando participamos na Santa Missa, agradecemos ao Deus uno e Trino, mas isso deve continuar ao longo de nosso dia. De manhã, quando acordamos, ao começar um novo dia, lhe oferecemos a nossa vida e pedimos a Sua ajuda e protecção, e também lhe agradecemos por tudo o que temos e somos. Podemos agradecer ao Senhor a saúde, os familiares, amigos, o trabalho, os filhos, os pais.  Nada deve ser amaldiçoado por quem sabe que tudo acontece nas mãos de Deus. Não há dádiva maior do que ter fé em Deus e poder dizer-lhe, de todo o coração,” Muito obrigado! ”
Cerca de 350.000 Missas são celebradas em cada dia em todo o globo. Que manancial de graças, podemos nos unir a todas essas Missas, e ao Coração de Jesus e de Maria, assim…

Oração: Pela Manhã
Ó Jesus, uno-me a todas as Missas que se celebram neste dia em todo o universo; eu Vo-las ofereço por todas as intenções do Vosso Sagrado Coração e Vos suplico pelo Coração Imaculado de Maria:

Fazei cair sobre a minha alma algumas gotas do Vosso Sangue, espalhado durante o Santo Sacrifício pela remissão dos meus pecados e das suas penas. 
Pelos merecimentos da Santa Missa, livrai as almas do purgatório, dai perdão e emendai os pecadores, tende misericórdia dos moribundos, convertei os infiéis e os pagãos, preservai as crianças da morte sem baptismo, conservai-lhes a inocência, dai luz e coragem àqueles que procuram a sua vocação; que todos os cristãos caminhem na senda dos Vossos Mandamentos e evitem cair em pecado mortal.
Aceito a morte quando, onde e como Vos aprouver, ó Jesus, que Vós mesmo morrestes por mim. Mas que eu morra no Vosso amor, em companhia de Maria e de José!
Assim Seja.

A alegria é uma virtude do coração.  Quando o coração é bom, o rosto é alegre, pouco importando os sucessos externos das nossas realizações. Deus deseja que gozemos dos bens que a vida nos proporciona, pois os criou para a nossa felicidade. Quando estamos tristes é porque não temos consciência dos dons de Deus ou porque os exploramos egoisticamente. O apego exagerado às coisas do mundo não dá felicidade, não preenche o coração, nem dá o verdadeiro sentido a vida. Essa alegria vivida sem Deus , não é verdadeira nem duradoura. Neste sentido, mais vale, os nossos relacionamentos, de amor, nossos sorriso alegre, nossos actos de bondade, do que uma vitória solitária, ostentada com egoísmo ganância e soberba. O desprendimento é uma qualidade dos grandes santos.

A bondade é como um perfume nos nossos relacionamentos diários. Quem faz o bem não tem nada a temer e será, um dia recompensado e reconhecido pelos outros. Deus usa-nos para chegar aos que mais precisam, e devemos estar sempre abertos as suas inspirações. Actualmente, a dureza do dia-a dia é tanta e as maldades multiplicam-se tanto, que andamos todos à procura de um coração Misericordioso. A fé diz-nos que Deus é esse regaço onde podemos nos reclinar seguros e em paz.
Ao fim do dia, pedimos perdão pelas nossas faltas e lhe agradecemos pelo dia que passou.

Oração: À Noite

Pai Eterno, eu Vos ofereço o Coração Sagrado de Jesus com todo o seu amor, todos os seus sofrimentos e todos os seus méritos:
-Em expiação de todos os pecados que cometi hoje e em toda a minha vida.
Glória ao Pai….
-Para purificar o bem que fiz mal, neste dia e em toda a minha vida.
Glória ao Pai…
-Para suprir o bem que deveria fazer e de que me descuidei hoje e durante toda a minha vida.
Glória ao Pai…( indulgência parcial).

Nota: Uma religiosa Clarissa apareceu depois da sua morte à sua Superiora, que rezava por ela, e disse-lhe:” Fui directa para o Céu, porque por meio desta oração, recitada todas as noites, satisfiz todas as minhas dividas ao Senhor e fui preservada do Purgatório”. boa prática a imitar.

Aspirações para repetir frequentemente
-Pai Santo, pelo Coração Imaculado de Maria, ofereço-Vos Jesus, Vosso Filho bem amado, e a mim próprio n’Ele, com Ele e por Ele me ofereço por todas as intenções e em nome de todas as criaturas.

-Pai Eterno, em reparação da minha frieza, ofereço-Vos o amor de Jesus.
Meu Deus, fazei a união dos espíritos na verdade e a união dos corações na caridade .(indulgência parcial).

Depois de ter cometido uma falta:
Pai Santo, acabo de Vos ofender com um pecado. Perdoai-me, suplico-Vos. Arrependo-me de todo o coração. Ofereço-Vos os sofrimentos e o sangue de Jesus em reparação e para me purificar.

Devemos reflectir bastante no valor da oferta de Jesus e dos seus méritos ao Pai Eterno. É um manancial inexaurível de preciosas graças, sempre aberto, assim como o seu coração, aos filhos da Santa Igreja. Façamos com que dele aproveitem todos  aqueles que ainda não conhecem o bom Jesus.
Nascemos por amor, vivemos para amar e somente o amor eterniza as nossas vidas, pois Deus é Amor. Ele ama-nos e deu a sua vida por amor dos seus filhos. Procure amar a tudo e a todos indistintamente. O amor é uma doação perene de Luz e de felicidade, sem retribuições ou recompensas. Ame a Deus, amando a seu próximo tanto quanto a si mesmo. Qualquer gesto de amor, será sempre um reflexo da natureza íntima de Deus.Então acenda a sua Luz interior, a Luz de sabedoria e verdade. Mergulhe em seu íntimo, e ouça a voz da sua consciência, do seu coração, é a voz silenciosa de Deus falando dentro de você, no seu coração.
Procure viver sua vida interior com mais intensidade, porque Deus está permanentemente dentro de você, apesar de suas imperfeições e defeitos. Procure descobri-Lo e terá conquistado a felicidade. Deus nos guia sempre, dando-nos a orientação de nossa vida.
Mas precisamos ser receptivos para ouvir Sua Voz, sabendo-a interpretar através das circunstâncias que cercam nossa vida, levando-nos ao maior progresso espiritual, e intimidade com Ele.
Deus quer apenas nosso bem e nossa felicidade, e nos dá os meios de sermos felizes. O mal que vem sobre nós é resultado de nossos erros do passado, de nossa ignorância. Faça em seu redor uma sementeira de bondade e de perdão, para que amanhã possa colher os frutos da paz e da felicidade.
Faça todos os dias um oferecimento da sua vida:

fotografiaOração:
”Meu amável Jesus, diante das pessoas da SSmª Trindade, diante da Nossa Senhora a Virgem Maria, e de toda a Corte Celestial, ofereço, segundo as instruções do Vosso Coração Eucarístico, e das do Imaculado Coração de Maria Santíssima, toda a minha vida, todas as minhas santas Missas, Comunhões, boas obras, sacrifícios e sofrimentos, unindo-os aos méritos do Vosso Santíssimo Sangue e à Vossa morte na Cruz; para adorar a Gloriosa SSmª Trindade, para oferecer-lhe reparação pelas nossas ofensas, pela união da nossa Santa Madre Igreja, pelos nossos Sacerdotes, pelas boas vocações sacerdotais, pela purificação das Santas almas do Purgatório, pela conversão dos pobres pecadores e por todas as almas até ao fim do mundo.
Recebe, meu Jesus, o meu oferecimento de vida e concede-me a graça de perseverar nele até ao fim da minha vida. Ámen.”

Também podemos rezar uma oração antes de uma meditação, ou leitura da Bíblia, da liturgia diária, ou de um Salmo.

Oração:
”Senhor Jesus, coloco-me diante de Ti tal como sou. Sinto grande desgosto pelos meus pecados. Arrependo-me dos meus pecados, por favor perdoa-me . No Teu nome eu perdoo a todos por tudo aquilo que fizeram contra mim. Renuncio a Satanás, aos espíritos malignos e a todas as suas obras. Dou-me inteiramente a Ti.
Senhor Jesus, agora e para sempre convido-Te para a minha vida, Jesus, aceito-Te como meu Senhor, Deus e Salvador. Cura-me, transforma-me, fortalece o meu corpo, a minha alma e o meu espírito.
Vem Senhor Jesus, cobre-me com Teu precioso Sangue e enche-me do Teu Espírito Santo. Amo-Te Senhor Jesus, Louvo-Te Jesus. Dou-Te graças Jesus. Seguir-Te-ei em todos os dias da minha vida Ámen.
Imaculado Coração de Maria, Minha Mãe e Rainha da Paz, peço a sua ajuda. Ámen.

A capacidade de reconhecer as nossas fraquezas e fragilidades com humildade é um grande Don de Deus. Deus é pai, bom e misericordioso, por isso podemos reconhecer os nossos pecados com serenidade e humildade diante de Deus, sem desanimo, pois Ele esta sempre disposto a nos perdoar.
Pecamos mas, se estamos dispostos a emendarmos , é sinal que Deus está presente e operante nas nossas vidas. Se não encontramos paz no coração é porque a consciência nos chama à atenção. E este é mais um sinal da presença activa de Deus em nossa vida, e devemos sempre agradecer-lhe a Sua chamada de atenção.
Pecamos mas, em vez de desanimar e ficar no pecado, devemos escolher confiar no Senhor e pedir o seu perdão , e a sua ajuda. Pois a sinceridade do coração agrada ao Senhor, e podemos, então agradecer a Deus pela força que Ele nos dá, para continuar a nossa caminhada rumo a santidade.Necessitamos do perdão de Deus, mas se não sabemos perdoar sem esquecer, é sinal de que não compreendemos ainda a Verdade e o Caminho a seguir..Lembre-se de que o amor ao próximo é o segredo de nossa felicidade.

Oração:”Bendiz, ó minha alma, o Senhor e não esqueças todos os seus benefícios. É Ele que perdoa as tuas culpas e cura todas as tuas enfermidades. É ele que resgata a tua vida do túmulo e te coroa de graças e bondade. É Ele quem acumula de bens a tua existência. O Senhor é misericordioso e compassivo, não está sempre a repreender. Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos castigou segundo as nossas culpas. Como o pai se compadece dos filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem…..” (Salmo 103)

Há quem diga que não tem pecado, quando,na verdade  sabemos que somos todos pecadores.A Igreja é santa e pecadora, por isso, a vontade de Deus para nós é a Santidade. Pecado é enterrar os talentos recebidos, e não os fazer render para os outros. E boicotar os projectos comunitários, impedir a realização de um bem superior a nos mesmos. Pecar é viver na dureza do coração egoísta, e isolado. Pecar é valorizar deuses menores e falsos, construídos à imagem e semelhança do seu pequeno e interesseiro eu. Mas entretanto devemos lembrar que quanto maior for o pecado seja qual for; maior ainda é a Misericórdia de Deus. E não duvidemos disso, pois esse seria o pior dos pecados; não crer nesta verdade e duvidar da Misericórdia divina. Pense que a sua Luz deve brilhar de dentro para fora. Procure manifestar a todos a luz interior que vibra em você, através de seus actos e de suas palavras de compreensão e de optimismo. Deixe que a Luz maior de Deus brilhe também no seu interior, e seja um reflexo limpo de fé e amor.

Oração: Pai
Ponho-me nas vossas mãos.
Fazei de mim o que quiserdes.
Seja o que for, por isso Vos dou graças.
Estou disposto a tudo.

Aceito tudo, contanto que a Vossa vontade se cumpra em mim e em todas as criaturas.
Nada mais desejo, Pai.
Confio-Vos a minha alma, dou-Vo-la com todo o amor de que sou capaz, porque Vos amo e preciso de me dar, de me pôr nas vossas mãos sem medida, com uma infinita confiança, porque Vós sois o meu Pai.(Ch. de Foucauld)

Diálogo com Cristo

Obrigado, Senhor, pelos meus braços perfeitos, quando há tantos mutilados. 
Pelos meus olhos perfeitos, quando há tantos sem Luz.
Pela minha voz que canta, quando tantas emudeceram.
Pelas minhas mãos que trabalham, quando tantas mendigam.
É maravilhoso, Senhor, ter um lar para voltar, quando há tanta gente que não tem para onde ir.
É maravilhoso, Senhor, sorrir, amar, sonhar, quando há tantos que choram, tantos que se odeiam, tantos que se revolvem em pesadelos, tantos que morrem antes de nascer.
É maravilhoso, Senhor, sobretudo, ter tão pouco a pedir e tanto a agradecer.


Acto de contrição

Perdão, Senhor.
Embora bem intencionado e cheio de boa vontade, nem sempre acertei no meu relacionamento humano…
Eu queria ser flor… e fui espinho.
Queria ser sorriso…e fui mágoa,
Queria ser luz… e fui trevas.

Queria ser estrela…e fui eclipse.
Queria ser contentamento… e fui tristeza.
Queria ser amigo… e fui adversário.
Queria ser força… e fui fraqueza.
Queria ser o amanhã… e fui o ontem.

Queria ser paz… e fui guerra.
Queria ser vida… e fui morte.
Queria ser sol… e fui escuridão.

Queria ser a calma… e fui tumulto.
Queria ser carinho…. e fui rudeza.
Queria ser sobrenatural… e fui terreno.
Queria ser lenitivo… e fui flagelo.
Queria ser Amor… e fui decepção.
Recebe, Senhor, em tuas mãos de misericórdia
e perdão infinito, o gosto amargo e contrito desta oração.
(P.B. Schneider)

Oração pela paz

Senhor, Deus da Paz.
Vós que criastes os homens, para serem herdeiros da Vossa Glória, nós Vos bendizemos e agradecemos, porque nos enviastes Jesus Vosso Filho bem amado.
Vós fizestes dele, no mistério da Sua Páscoa, o artífice das nossa salvação. a fonte de toda a paz, o laço de toda a fraternidade.
Nós Vos agradecemos pelos desejos, pelos esforços, e pelas realizações, que o Vosso Espírito de paz suscitou em nossos dias, para substituir o ódio pelo amor, a desconfiança pela compreensão, a indiferença pela solidariedade.
Abri mais ainda os nossos espíritos e os nossos corações para as exigências concretas do amor de todos os nossos irmãos,para que sejamos cada vez mais artífices da paz.

Lembrai-Vos, ó Pai, de todos os que lutam, sofrem e morrem pela construção de um mundo mais fraterno.

Que para os homens de todas as raças e de todas as línguas venha o vosso reino de justiça, de paz e de amor.( Papa Paulo VI).

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s